Dia Mundial Sem Tabaco: entenda os malefícios do tabagismo
A data foi criada para alertar sobre doenças relacionadas ao tabagismo Cotidiano | Por Metrópoles 31/05/2024 08h23 |O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de alertar a sociedade sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), atualmente há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo, sendo que o uso recorrente da substância mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano, entre elas mais de 7 milhões de fumantes ativos e 1 milhão de passivos.
A OMS aponta que a expectativa de vida de uma pessoa que faz uso recorrente de fumo é, pelo menos, 10 anos mais curta que a de não fumantes. Além disso, a Organização afirma que é a “causa de morte mais evitável em todo o mundo”.
Atualmente, o uso da substância é responsável pela morte de um em cada 10 adultos. A OMS destaca que o tabaco é “o único produto de consumo legal que mata até metade de seus usuários quando usado exatamente de acordo com as instruções do fabricante”.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.





