Diretora do Sindimed rebate acusações do vereador Gonzaga
Cotidiano 18/09/2012 16h35 |Por Fernanda Araujo
Após as duras acusações do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) na quarta-feira passada (12) contra maternidades privadas de Aracaju (SE), que supostamente podem estar cobrando para fazer o teste do olhinho em recém-nascidos, o Sindicato dos Médicos (Sindimed) respondeu.
Segundo a presidente Glória Tereza (foto), da Sociedade Sergipana de Pediatria e diretora do Sindimed, o teste não está sendo realizado gratuitamente porque não houve contrato com os profissionais de saúde. E que o problema é de responsabilidade do poder público.
“O Teste do Reflexo Vermelho, procedimento médico feito pelo pediatra e pelo oftalmologista, deve ser remunerado ao profissional que o realizar, mas é gratuito para o cliente. Os planos de saúde já o remuneram, mas o serviço público não contratualizou com os profissionais nem da atenção básica, nem das maternidades, e acredito que por esse motivo não vem sendo realizado. Só depende do poder público que isso se resolva”, resume.
Lembre
O vereador Dr. Gonzaga fez um pronunciamento na semana passada, na Câmara Municipal, denunciando que as maternidades privadas da capital estão cobrando para fazer o teste do olhinho em recém-nascidos - uma afronta à Lei nº 3.442, de sua autoria, em vigor desde 2007, que institui a obrigatoriedade de realização gratuita do exame em maternidades públicas e privadas em Aracaju.
O vereador lamentou que a negligência afeta 50% das crianças, que só têm o problema detectado quando estão quase ou completamente cegas.
O ‘Teste do Olhinho’ é um exame que deve ser realizado rotineiramente em crianças de zero a cinco anos, para detectar se há problemas com o desenvolvimento da visão, como obstrução no eixo visual (catarata, glaucoma congênito e outros). Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o exame é simples, rápido e indolor, que “consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê”. A Agência Nacional de Saúde (ANS) obriga que todos os planos de saúde paguem o teste desde junho de 2010.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo