Doação de leite materno ajuda a salvar prematuros e recém-nascidos
A doação de leite materno é, segundo órgãos de saúde, uma das maneiras de salvar vidas e ajudar mães que não podem amamentar seus bebês Cotidiano | Metrópoles 03/08/2025 10h30 |Este mês é marcado pela campanha Agosto Dourado, iniciativa do Governo Federal que busca incentivar, garantir e proteger o aleitamento materno, essencial para a saúde de todos os bebês.
No entanto, em meio a tantos esforços para que as mulheres não abandonem a amamentação e que tenham, inclusive, condições dignas para continuar o aleitamento mesmo após o retorno ao trabalho ou no caso de internações médicas, por exemplo, muitas mães enfrentam situações que as impedem de amamentar.
Nesses casos, seja pela produção insuficiente de leite ou por outras questões, uma das soluções é o uso de leite humano doado para alimentar esses bebês. Afinal, mesmo que não seja da própria mãe, o leite materno é mais proveitoso para os recém-nascidos do que fórmulas, conforme salientam os médicos.
A maioria dos bebês que se beneficia do leite doado são os prematuros, de baixo peso ou que sofrem com doenças graves que os impedem de mamar diretamente na mãe. “Nesses casos, o leite humano doado é essencial para garantir nutrição, fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções”, explica Juliana Sobral, pediatra da Maternidade Brasília, da Rede Américas.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





