É Primavera!
Chegou a hora de comprar flores e até plantar um jardim em casa Cotidiano 22/09/2012 07h00 |Por Adriana Meneses
Nesse sábado (22), exatamente às 11 horas e 49 minutos, horário de Brasília (DF), começa a Primavera no Hemisfério Sul. A estação mais bonita do ano é percebida quando a folhagem de árvores e arbustos se renova e temos vontade de acompanhar o som dos pássaros que entoam seus cantos de amor. As árvores se cobrem de flores e a cada rua que passamos vemos uma beleza que encanta os olhos e nos faz sorrir. No jardim, é hora de limpar canteiros, arrumar os vasos e garimpar nas floriculturas alguma planta nova, mais florida, para ornamentar nosso espaço.
É com a chegada da estação mais colorida do ano que a procura por flores aumenta entre 20% e 30%, se comparada às demais estações. No Mercado Central de Aracaju, mais especificamente na Passarela das Flores, já é possível notar a presença da Primavera. Os admiradores de flores poderão encontrar as mais variadas espécies, desde as famosas rosas, em diversas cores, até flores mais simples como, crisântemos e girassóis.
De acordo com a florista Gabriela Rosa, que herdou da mãe o manejo com as flores, na Primavera as pessoas procurar deixar seu ambiente mais gracioso. “A procura por rosas e outras flores aumenta de forma considerável. É sempre bom ter uma casa ou local de trabalho enfeitado com vasos ou arranjos e flores. Isso dá uma cara nova e uma sensação de aconchego ao ambiente. Trabalho desde criança com flores e tenho certeza que vou morrer fazendo isso, pois as cores e a beleza delas me inspiram a cada dia”, disse.
Para quem deseja montar um jardim nessa Primavera, é importante esclarecer algumas dúvidas sobre espécies que melhor se adaptam ao nosso clima, espaço e cuidados para manter a planta saudável. Segundo o empresário no ramo de flores Daniel Villas Boas, algumas espécies, como copo de leite, antúrio e begônia, são indicadas para decorar a casa, pois suportam pouca luminosidade. Já os vasos de orquídeas, uma das mais cobiçadas entre as flores, podem também ser levados ao interior da residência, porém apenas depois que a flor desabrochar, a fim da mudança não interferir no processo de floração.
Outra dica passada por Daniel para manter as flores vibrantes por mais tempo é, a cada dois dias, trocar a água dos vasos, que deve ser filtrada e fresca, também é necessário cortar em diagonal as pontas dos caules para protelar a decomposição. Atualmente existem conservantes de floração para plantas de corte, encontrados em casas de jardinagem e floriculturas. É importante também perguntar ao especialista qual a necessidade e periodicidade de regar cada tipo de planta em vaso de terra.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo