EDITORIAL: Guardião exemplar da democracia
Cotidiano 30/09/2011 10h52 |
Nos últimos dias, têm sido rotineiras as notícias sobre audiências promovidas pelo Ministério Público de Sergipe visando a resolução de problemas a afligirem variados estratos da comunidade.
De questões complexas às mais simples - como interceder em prol de maior segurança em um ponto de ônibus de Aracaju (veja matérias abaixo) -, suas Promotorias de Justiça revelam um trabalho de fato alicerçado na defesa dos interesses sociais, da ordem jurídica e, num plano mais amplo, do regime democrático.
Muito do que Sergipe avançou, por exemplo, nas esferas de saúde e educação; de proteção a crianças, adolescentes e idosos e na apuração de atos de improbidade administrativa deve-se à fiscalização sistemática e às manifestações aguerridas do Ministério Público no estado.
Fica a sugestão para que se aproxime mais da sociedade. Que invista em explicar, didaticamente, as demandas em que a mediação do MP se aplica e os caminhos pelos quais os cidadãos podem recorrer à instituição. Os frutos dessa confiança tendem a ganhar, assim, ainda maior relevância.
Matérias relacionadas:
PMA terá de oferecer duas casas-lares para idosos


Polícia cumpre mandados em residências do investigado e apreende armas ilegais na SE-230

OAB/SE obtém vitória judicial contra serviços irregulares de "limpa nome"

Unidade oferece refeições a preços acessíveis, melhorias na estrutura e início da descentralização do serviço

BPTur apreende cocaína, maconha e materiais para tráfico no Bairro Coroa do Meio

Alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia