Efeito Ozempic: veja 7 alimentos que auxiliam a perda de peso | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Efeito Ozempic: veja 7 alimentos que auxiliam a perda de peso
Especialistas explicam que a alimentação pode ser uma aliada na perda de peso. Dica é incluir na dieta opções que promovam a saciedade
Cotidiano | Por Metrópoles 22/11/2024 10h56 - Atualizado em 22/11/2024 16h32 |


Medicamentos para perda de peso, como o Ozempic, têm ganhado popularidade nos últimos anos por sua capacidade de ajudar na redução do peso corporal pelo seu efeito de supressão do apetite.

O endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio-Libanês, explica que o Ozempic é um agonista do receptor GLP-1. O remédio imita um hormônio intestinal responsável por aumentar a sensação de saciedade, retardar o esvaziamento gástrico e influenciar a região do cérebro que controla o apetite. “Ele pode resultar em uma redução significativa no consumo calórico diário”, afirma o especialista.

Embora originalmente desenvolvido para o tratamento da diabetes tipo 2, o medicamento passou a ser utilizado para controle do apetite, conforme explica a nutricionista clínica Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, em São Paulo. “O Ozempic promove o controle da glicemia e aumenta a saciedade, mas nenhum alimento consegue replicar exatamente seus efeitos”, pontua.

Ainda assim, a alimentação pode ser uma grande aliada na perda de peso. Incluir opções que ajudam a promover saciedade e controlar o açúcar de maneira similar a alguns dos benefícios do medicamento é uma boa dica para quem quer diminuir alguns números na balança.

A nutricionista Bianca De Luca, que atua em São Paulo, recomenda alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras monoinsaturadas. “Esses alimentos ajudam na produção de GLP-1, diminuindo a velocidade da digestão, proporcionando um esvaziamento gástrico mais lento e, consequentemente, uma sensação de saciedade maior”, esclarece ela.

Confira 7 alimentos que auxiliam na perda de peso:
1 – Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, como a beta-glucana, que formam uma substância gelatinosa no estômago. O processo desacelera a digestão e retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.

Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
SSP/SE
20/09/2025  20h19 Radiopatrulha prende mulher com droga escondida dentro de saco de feijão
SSP/SE
20/09/2025  20h18 Polícia Civil prende investigado por tráfico de drogas em Propriá
Reprodução/Freepik
20/09/2025  15h30 Muito aceito e muito perigoso, o álcool afeta corpo, cérebro e psicológico
Ascom
20/09/2025  10h30 Sistema acessível de produção de hidrogênio é foco de pesquisa sergipana
Divulgação
20/09/2025  10h18 Homem é indiciado por maus-tratos após deixar cadela trancada em carro

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado