Em junho, Aracaju volta a superar média histórica de acumulado de chuva
Capital sergipana registrou 289,6 milímetros; média para o mês era de 194 mm Cotidiano | Por F5 News 04/07/2023 18h15 |No mês de junho, Aracaju registrou 289,6 milímetros no volume acumulado de chuva, mais uma vez superado a média histórica para o período na capital, de 194,4 mm. Os dados são monitorados pela Defesa Civil de Aracaju.
Ao longo do mês de junho, dois avisos de chuvas intensas foram emitidos através do Serviço de Alerta por SMS 40199. O recurso ultrapassou o montante de 55 mil telefones cadastrados para o recebimento das mensagens, o que corresponde a 8,38% da população aracajuana.
Ainda nesse mesmo período, foi dada atenção aos chamados registrados a partir do número emergencial 199 que, somado às demais solicitações, resultaram no atendimento a 232 ocorrências, das quais 29% relacionadas à avaliação de risco estrutural e 57% referentes a alagamentos. A partir das vistorias realizadas pelas equipes da Defesa Civil, houve 21 interdições, sendo 11 delas totais e dez parciais.
Bairros da antiga Zona de Expansão
Segundo a Defesa Civil, ainda que o volume acumulado em junho tenha sido inferior ao mês de maio, que somou 537,3 mm, algumas ações estiveram relacionadas aos impactos do mês anterior, sendo que a maior parte das ocorrências esteve associada a situações de inundações e alagamentos, principalmente na zona Sul, nos bairros da antiga Zona de Expansão. Isso porque o volume de chuva acima da média no mês de maio provocou a saturação das lagoas e aumento do nível do lençol freático na região.





