Encerrada interdição ética dos anestesiologistas de hospital de Lagarto | F5 News - Sergipe Atualizado

Encerrada interdição ética dos anestesiologistas de hospital de Lagarto
Unidade de saúde reabriu urgência cirúrgica
Cotidiano 04/02/2013 17h22 |


Na tarde da última sexta-feira (1º), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe – CREMESE promoveu a desinterdição ética dos anestesiologistas do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, localizado no município de Lagarto, Sergipe.

Segundo o corregedor do CRM e um dos médicos responsáveis pelo processo de interdição, Dr. José Rivaldo Dias, a desinterdição ocorre quando a unidade de saúde está cumprindo o que foi detectado como irregularidade por ocasião da interdição. No caso de Lagarto, foi reaberta a Urgência Cirúrgica após quase 20 dias sem atendimento.

A desinterdição ocorreu após a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) emitir ofício ao CRM informando que foram tomadas as medidas administrativas necessárias para sanar as irregularidades apontadas. Segundo o documento, ficou proibida da realização de cirurgias eletivas para que os profissionais anestesiologistas pudessem retornar as suas funções normais de trabalho com o atendimento do pronto-socorro da unidade.

“Toda a região, incluindo 09 Municípios com cerca de 250.000 habitantes, voltaram a ter sua emergêngia cirúrgica, que por sinal é de excelente qualidade, podendo realizar cirurgia de emergência de imediato, evitando que o usuário tenha que ser transferido para o HUSE, perdendo tempo precioso e podendo agravar o seu quadro”, explicou José Rivaldo.

Ainda segundo o corregedor, durante a interdição também foi sugerida à FHS a contratação de mais um anestesiologista ou fazer a redistribuição das cirurgias ortopédicas com os outros hospitais.  “Respeitamos o ponto de vista da Fundação, que tentou resolver o acúmulo de cirurgias ortopédicas eletivas, mas não concordamos em ter de se fechar uma emergência cirúrgica, em prejuízo de mais de 250.000 de usuários”, completou.

Interdição

A interdição do Hospital Regional de Lagarto teve início no dia 15 de Janeiro após a equipe de fiscalização do CREMESE confirmar uma denúncia de que o superintendente do referido hospital, o enfermeiro Oldegar Alves Junior, estaria mandando fechar o atendimento dos casos de urgência, para que o único anestesiologista na escala fizesse as cirurgias eletivas de ortopedia.

Os casos de urgência eram encaminhados para a cidades de Itabaiana e para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju. O Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro foi inaugurado no dia 02 de julho de 2010 com a missão de incrementar o atendimento da rede hospitalar na região Centro-Sul sergipana e desafogar a demanda no HUSE que, além de atender os sergipanos, recebe pacientes vindos de outros estados.

Foto: Cremese - Divulgação

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/09/2025  06h30 Excesso de velocidade gera quase 50 mil multas em Aracaju em 2025
Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse
BPRv/Divulgação
23/09/2025  06h14 Caminhão bitrem tomba na SE-170 em Lagarto e motorista é hospitalizado
Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque
Igor Matias/ASN
23/09/2025  06h00 Confira a previsão do tempo em Aracaju nesta terça-feira (23)
Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%
Reprodução/Freepik
22/09/2025  21h51 Sindimed denuncia falta de apoio a médica vítima de tentativa de estupro em Lagarto
Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT
Reprodução/TSE
22/09/2025  20h00 TRE-SE convoca eleitores de bairros de Aracaju para regularizar biometria
Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado