Energisa alerta para segurança elétrica durante festas de fim de ano
Antes de abrir comércios temporários, é importante solicitar a ligação provisória Cotidiano | Por F5 News 15/12/2023 16h50 |Com a aproximação das festas de final de ano, é comum observar muitos sergipanos aproveitando a temporada para montar barracas temporárias e comercializar bebidas e alimentos, visando ganhar uma renda extra. No entanto, a Energisa, concessionária de energia elétrica em Sergipe, faz um alerta importante: antes de abrir esses comércios temporários e realizar eventos, é importante solicitar a ligação provisória com antecedência, evitando assim ligações clandestinas que representam sérios riscos de acidentes graves.
Para realizar a ligação provisória, a Energisa orienta que os interessados informem a empresa com pelo menos cinco dias úteis de antecedência. O procedimento envolve a visita do cliente a uma agência da Energisa, onde será necessário informar o período em que a energia será utilizada.
Além disso, o cliente deverá apresentar RG, CPF e, obrigatoriamente, a Anotação de Responsabilidade Técnica - ART. Também é fundamental fornecer uma relação detalhada dos equipamentos que serão utilizados no estabelecimento, incluindo suas respectivas potências em watts ou kilowatts.
O coordenador de combate às perdas da Energisa, Bernard Gouveia, destaca que a ligação provisória é uma medida para garantir a segurança elétrica e prevenir choques elétricos e acidentes fatais. Ele ressalta a importância de regularizar o serviço para evitar autuações por furto de energia, crime previsto em lei.
"Quem deseja abrir esses comércios temporários precisa solicitar a ligação provisória e seguir todas as normas de segurança, realizando essa solicitação de forma antecipada. Não façam ligações clandestinas, pois trazem riscos não só para quem as pratica, mas para todas as pessoas ao redor do comércio, podendo gerar falta de energia na localidade por sobrecarga", orienta Bernard Gouveia.
A Energisa Sergipe informou que tem intensificado suas ações de combate ao furto de energia. No período de janeiro a dezembro deste ano, foram identificadas 10.362 irregularidades, resultando na recuperação de cerca de 26 milhões de kWh que estavam sendo desviados.
Segundo a empresa, esse volume de energia seria suficiente para abastecer o município da Barra dos Coqueiros por um ano.
Com informações da Energisa.





