Energisa e polícias Civil e Científica combatem furtos de energia em SE
Foram recuperados 11,3 GWh de energia, suficiente para abastecer Pirambu por um ano Cotidiano | Por F5 News 31/07/2024 13h38 |Para combater o furto de energia elétrica, a Energisa, junto com as polícias Civil e Científica, realizou uma operação em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. A ação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), envolveu a inspeção de irregularidades na região metropolitana da capital.
O delegado Rafael Brito, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP), explicou que a operação surgiu de informações sobre desvios de energia, que podem ser classificados como furto ou estelionato.
"A prática é assemelhada a qualquer outro tipo de furto, e a nossa atuação nesta operação é apurar essa conduta e relatar todo o processo em inquérito policial para o encaminhamento ao Poder Judiciário", afirma.
A Energisa recuperou 11,3 GWh de energia, o suficiente para abastecer Pirambu por um ano. Em 2024, foram encontradas mais de 4.7 mil irregularidades em mais de 24 mil unidades inspecionadas, afetando diretamente a distribuição de energia.
O perito criminal Charles Vargas, da Polícia Científica, destacou a importância da perícia na identificação das irregularidades. "Como qualquer crime que deixa vestígio, a perícia tem que ser acionada, e hoje estamos atuando na identificação desses casos para materializar os fatos", diz.
"O que temos observado nesta operação são ligações irregulares derivando diretamente para as unidades consumidoras sem a passagem pela devida medição do consumo”, acrescentou o perito criminal.
Bernard Gouveia, coordenador de Combate às Perdas da Energisa, ressaltou que a operação é parte de uma intensificação no combate ao furto de energia em Sergipe. "A ação visa constatar irregularidades, de forma que a gente realize as adequações e a conformidade do fornecimento de energia elétrica", explica.
Denúncia
A prática de furto de energia é um crime que pode causar danos à infraestrutura elétrica e representar riscos de choques e acidentes fatais.
A Energisa e as polícias alertam sobre a importância de denunciar fraudes e ligações clandestinas. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 0800 079 0196, WhatsApp, site www.gisa.energisa.com.br, aplicativo Energisa On ou pelo Disque-Denúncia da Polícia Civil, telefone 181, garantindo sigilo total.
Com informações da SSP/SE.





