Escola pública representa Sergipe na maior feira de ciências da América Latina | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Escola pública representa Sergipe na maior feira de ciências da América Latina
Estudantes evidenciam o potencial científico da região do alto sertão sergipano
Cotidiano | Por Agência Sergipe 25/10/2023 15h24 |


Do alto sertão sergipano ao topo da ciência, o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, localizado no município de Canindé de São Francisco, participa da 38ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MostraTec, a maior feira de ciências da América Latina, realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A MostraTec tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores, além de estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade por meio da pesquisa científica e tecnológica.

Para orgulho da Educação de Sergipe, o Dom Juvêncio de Brito viajou na segunda-feira, 23, para a exposição de dois trabalhos significativos desenvolvidos desde 2022, por meio do projeto de iniciação científica do próprio colégio. O primeiro é o Farma-Sertão, Ciência da Saúde, sob a coordenação da professora de química Lark Soany e representado na MostraTec pelos alunos Diógenes Rodrigues, da 3ª série do ensino médio, e Ana Clara Silva Almeida, egressa e estudante de Farmácia.

O projeto consiste na produção de medicamentos de baixo custo com base nas plantas da região. No momento inicial, o Farma-Sertão desenvolveu fitoterápicos para combater problemas como inflamação da garganta, dor de cabeça, cicatrizes e diarreia, além de pílulas com ação calmante. Para isso, foram feitas cápsulas, óleos essenciais e pomadas à base de ervas como camomila, capim santo, sambacaitá e folha de anador.

O aluno do Dom Juvêncio, Diógenes Rodrigues, da 3ª série do ensino médio, descreve a experiência na MostraTec como incrível, imersa em um ambiente de ciência e tecnologia, repleto de ideias inovadoras. “É uma honra poder estar aqui representando Sergipe, representando a nossa educação, a nossa escola. E saber que o nosso projeto está aqui é saber que todo esforço foi válido e reconhecido, que chegamos a lugares inimagináveis”, exaltou Diógenes.

O segundo projeto é o Acendra, na categoria Engenharia Ambiental e Sanitária, desenvolvido pelos alunos Lucas Adib Magalhães e Arthur Jorge, da 2ª série do ensino médio, e também por Anne Gabriela de Freitas Almeida, que iniciou o projeto ao lado de Lark Soany e da professora de geografia, Marisa Nobre. O Acendra baseia-se na adição de um coagulante natural em reservatórios com água argilosa, de forma a tornar o líquido próprio para consumo. Feito à base de quiabo, o produto aproveita o descarte de feiras de Canindé de São Francisco e apresenta uma alternativa eficiente e sustentável.

Para o estudante Lucas Adib, vivenciar a MostraTec, uma feira internacional, no outro lado do país, é entusiasmante. “Ter o contato com diversas culturas e trocas de conhecimento, além de estar representando o potencial científico do alto sertão sergipano, é gratificante para o colégio e para a equipe Acendra”, pontuou.

Atualmente no curso de Farmácia, Ana Clara Almeida diz que estar na MostraTec, entre mais de 700 projetos, de 15 países, é motivo de felicidade, e agradece à ciência por proporcionar a ela momentos incríveis. “Este momento foi sonhado e planejado por mais de um ano desde que participei da Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho almejando a credencial. Viver este momento é único e gratificante, saber que estou junto aos melhores do país é de encher o coração de orgulho”, disse.

A professora Lark Soanny expressou sua grande satisfação por participar da maior feira da América Latina com dois projetos, destacando que essa presença reflete o potencial da educação e pesquisa que sua escola, localizada no interior de Sergipe, está promovendo.

“A pesquisa e a educação precisam estar juntas e contribuir para uma sociedade melhor. Eventos como este afirmam que estamos no caminho certo, os meninos aprendem conhecimentos de química, farmácia, biologia na prática do laboratório, além de trabalharem conceitos abordados na sociologia, geografia e demais áreas”, ressaltou a professora. “O primeiro dia de feira serve para adaptação dos alunos e está sendo incrível. Tudo aqui é grandioso, a ansiedade está a mil”, completou.

Como o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito concorre às premiações voltadas para o ensino médio, eles terão a oportunidade de receber medalhas e certificados se ocuparem da primeira à quarta posição, com a possibilidade de serem agraciados com certificados de projetos internacionais, com a oportunidade de fazer credenciamento em outras feiras nacionais e no exterior.

MostraTec

A MostraTec é um evento anual da Fundação Liberato, realizado em Novo Hamburgo/RS, onde jovens cientistas, da educação infantil ao ensino médio, apresentam projetos de pesquisa em várias áreas. Além da exposição de projetos, o evento inclui o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A cada ano, o número de visitantes tem crescido, o que consolida a MostraTec como um dos principais eventos educacionais do Brasil.

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom
04/10/2025  20h00 Sergipe conquista espaço na ExpoCannabis Brasil 2025
Divulgação
04/10/2025  10h01 Feira de Vestibular atrai mais de 6,5 mil estudantes em Aracaju
Arthuro Paganini
04/10/2025  08h18 Confira a previsão do tempo para este sábado (4), em Aracaju
BPRv
04/10/2025  08h18 Motociclista morre em acidente na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
Mario Sousa
03/10/2025  17h45 Ex-governador Belivaldo Chagas é diagnosticado com câncer de próstata

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado