Esgoto e dejetos matam rio Poxim aos poucos | F5 News - Sergipe Atualizado

Esgoto e dejetos matam rio Poxim aos poucos
Cotidiano 06/06/2012 13h30 |


Por Márcio Rocha

O sistema de abastecimento de água de Aracaju tem em uma das suas bases a captação feita no rio Poxim, na altura do limite municipal entre Aracaju e São Cristóvão. A água que flui por aquela região segue no sentido leste em direção a vários bairros de Aracaju e deságua no rio Sergipe, na confluência com o mar no bairro Coroa do Meio.

A água que é captada no Poxim é potável, ou seja, própria para consumo humano. Entretanto, a água quando chega ao seu ponto de deságue contém um grande nível de poluição provocada pelo homem. Em todo o curso do rio, recebe muito lixo e esgoto domiciliar, o que torna a água imprópria para o consumo.

Na região do bairro Jabotiana, os condomínios residenciais e casas dos moradores da região despejam os esgotos no rio, além de vários tipos de sujeira. Em alguns pontos do bairro São Conrado, pode-se também observar casas despejando esgoto diretamente no rio com canos levando os dejetos para a água.

No seguimento de seu curso, o rio recebe mais dejetos das residências de áreas invadidas no conjunto Beira-Rio, bairro Inácio Barbosa. Da nova ponte que liga o Inácio Barbosa ao conjunto Augusto Franco, o despejo é visível. Em outros pontos da cidade, vários riachos se tornaram canais de escoamento de esgoto. A maioria leva ao rio Sergipe, sem nenhum tipo de tratamento. Contudo, o maior rio que corta a cidade é o principal caminho de dejetos residenciais.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) está trabalhando na construção de estações de tratamento de esgoto nos bairros Santa Maria e São Conrado. Mas não se vê esse tipo de ação em outros bairros que são cortados pelo rio Poxim. Sobre as casas construídas irregularmente e que despejam esgotos nas margens de rios, a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (EMURB), informou que as casas nos bairros Jabotiana e Santa Maria deveriam ter sido fiscalizadas pela prefeitura de São Cristóvão, pois muitas delas foram construídas quando as áreas eram pertencentes a aquele Município.

A respeito das residências em Aracaju, a EMURB antecipou que pretende desenvolver um trabalho em parceria com a Administração Estadual de Meio Ambiente (ADEMA), para fiscalizar as residências cujos esgotos agridem o rio Poxim.

Imagem: Márcio Rocha

Mais Notícias de Cotidiano
Deso
15/09/2025  18h22 Distribuição de água é retomada com conclusão do reparo na Adutora do São Francisco
Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju
BPRv/Reprodução
15/09/2025  18h11 Caminhão-tanque tomba durante remoção e interdita rodovia em Salgado
Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) após desprendimento do veículo durante guincho; não houve feridos, apenas danos materiais
Robert Silva/Seplan
15/09/2025  17h25 População pode contribuir com planos de desenvolvimento regional de Sergipe
Formulário online do projeto Sergipe Participativo ficará disponível até novembro para colher percepções sobre economia, sociedade e cultura nos municípios
Sergas/Ascom
15/09/2025  16h33 Tarifa residencial de gás natural tem redução em Sergipe
Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado
Pixabay/Ilustrativa
15/09/2025  16h01 Adolescente grávida dá à luz em carro após ser picada por escorpião
Bebê nasceu prematuro, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Maranhão

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado