Estudo diz o que comer para evitar doenças cardíacas e colesterol alto | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Estudo diz o que comer para evitar doenças cardíacas e colesterol alto
Novo estudo reforça o papel da alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares ao associar o consumo de alimentos ricos em polifenóis
Cotidiano | Por Metrópoles 28/12/2025 11h00 |


Um novo estudo publicado na revista científica BMC Medicine reforça o papel da alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares ao associar o consumo regular de alimentos ricos em polifenóis — como café, frutas vermelhas, azeite de oliva extra-virgem e cacau — a melhores indicadores de saúde do coração ao longo do envelhecimento.

A pesquisa acompanhou mais de 3.100 adultos do banco de dados britânico TwinsUK por cerca de 11 anos. Os participantes com maior ingestão de polifenóis apresentaram menores escores de risco cardiovascular, níveis mais elevados de HDL, o chamado “colesterol bom”, e uma progressão mais lenta do risco de doenças cardíacas com o passar dos anos.

Segundo o estudo, os resultados não permitem afirmar uma relação direta de causa e efeito, mas reforçam um padrão consistente: dietas ricas em alimentos de origem vegetal e naturalmente ricos em polifenóis estão associadas a um perfil cardiovascular mais favorável. Um diferencial do estudo foi a análise de metabólitos urinários, considerada mais precisa do que questionários alimentares para medir o consumo real desses compostos.

Para o cardiologista Rafael Domiciano, do Hospital São Luiz Anália Franco, da Rede D’Or, os achados dialogam com o que já se conhece sobre os mecanismos fisiopatológicos das doenças cardiovasculares.

De acordo com o especialista, o consumo regular desses compostos está associado à melhora da função endotelial, a camada interna dos vasos sanguíneos, e ao aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico, substância fundamental para a vasodilatação e o controle da pressão arterial. Além disso, os polifenóis ajudam a reduzir a oxidação do LDL-colesterol e modulam mediadores inflamatórios, contribuindo para um perfil lipídico mais saudável.

Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Ascom/Seed
28/12/2025 12h00 Biblioteca Epiphanio Dória é destaque nacional em programa ibero-americano
BPRv
28/12/2025 10h34 Colisão frontal entre motos deixa um morto e um ferido em Indiaroba
Freepik
28/12/2025 10h00 Nutricionista ensina por quanto tempo sobras podem ficar na geladeira
Igor Matias
28/12/2025 09h04 Último domingo de 2025 será de sol e calor em Aracaju
Metrópoles
28/12/2025 08h57 Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado