Faleceu em Aracaju o pesquisador da Embrapa, Hélio Wilson de Carvalho
Hélio, que atuava desde 1975, era referência no melhoramento vegetal no Nordeste Cotidiano | Por F5 News 27/09/2023 11h14 |Nesta quarta-feira (27), faleceu aos 75 anos, em Aracaju, o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Hélio Wilson Lemos de Carvalho, em consequência de câncer. Natural da cidade de São Felipe, na Bahia, Hélio atuou como pesquisador na Embrapa desde 1975.
Hélio formou-se em engenharia agrônoma pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez o mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Na empresa, as suas atividades eram voltadas às pesquisas inovadoras para as culturas de mandioca, milho, sorgo, feijão, soja, girassol, laranja, mamona, pinhão manso e abóbora, entre outras.
O velório está previsto para iniciar às 11h desta quarta-feira, na quadra da Associação dos Empregados da Embrapa (AEE), na Avenida Paulo Barreto de Menezes (Beira Mar), 3250, bairro Jardins, e deve se estender até as 20 horas. O corpo será cremado na manhã desta quinta-feira (28) em cerimônia reservada à família e amigos próximos.
Reconhecimento
Hélio Wilson foi laureado em 2011 com o prêmio ‘Engenheiro-Agrônomo do Ano'. A honraria é concedida desde 2010 pela Associação de Engenheiros-Agrônomos de Sergipe (AEASE) a profissionais que tenham relevantes serviços prestados à sociedade em sua área, além de uma carreira com trabalhos valiosos e conduta ilibada no exercício da profissão.
Também em 2011, Hélio Wilson recebeu o reconhecimento público da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) através de um voto de congratulações pelos relevantes serviços prestados à sociedade sergipana e brasileira.
A Casa reconheceu o valor do trabalho de Hélio Wilson na Embrapa. Aprovado por unanimidade, o requerimento para o voto foi apresentado pelos deputados João Daniel e Zezinho Guimarães e subscrito por mais 13 parlamentares.
Com informações da Embrapa





