Falta de acessibilidade impossibilita vereador Lucas Aribé de votar
Cotidiano 31/01/2013 19h52 |Por Adriana Meneses
Depois de 12 horas de iniciada a sessão onde os vereadores de Aracaju votariam projetos do Executivo Municipal no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, nada ainda foi votado. Ao longo de todo dia o presidente da CMA, Vinicius Porto, abriu e encerrou por diversas sessões para que os parlamentares entrassem em acordo e votassem os doze projetos solicitados pelo prefeito João Alves Filho (DEM), porém um fato de bastante relevância, a falta de acessibilidade para o vereador Lucas Aribé, que é deficiente visual, levantou uma polêmica no plenário e fez com que a sessão fosse encerrada mais uma vez por tempo indeterminado.
Em sua fala, Lucas Aribé informou que não poderia votar por não possuir todo o material que seria posto em votação adaptado para sua deficiência, ou seja, em braile ou em um programa especifico para computador. “Sou representante do povo. Não posso votar se não tenho conhecimento do que será votado por não ter todo material adaptado para as minhas necessidades. Se para os colegas vereadores que podem enxergar não houve tempo hábil para a leitura dos projetos, imagine para mim que não tenho todo o material adaptado. Por isso não posso votar”, disse.
Os vereadores Dr. Emerson e Lucimara Passos abraçaram os questionamentos de Lucas Aribé e pediram para que a sessão fosse encerrada em respeito ao colega, mas não foram atendidos pelo presidente da Câmara, que pediu mais uma vez para que o material adaptado para Lucas Aribé chegasse ao plenário da AL e a votação dos projetos fosse iniciada.
Até o fechamento dessa matéria, a sessão de votação dos 12 projetos propostos pela Prefeitura Municipal de Aracaju não tinha sido novamente iniciada. Dentre os projetos que serão votados estão a criação das pastas da Cultura; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infraestrutura e Meio Ambiente: e Defesa Social. A Secretaria de Participação Popular passará a ser denominada de Articulação Política e de Relacionamento Institucional, enquanto a Funcaju ganhará nova estrutura. A Emsurb e a Emurb também serão reformuladas, bem como um empréstimo ao BID no valor de R$600 milhões.


Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%

Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda