Famílias alegam discriminação para entrega de casas
Prefeitura de Aracaju afirma que pessoas tentam se aproveitar Cotidiano 09/05/2012 11h40 |Por Márcio Rocha
As famílias que invadiram as casas populares da Prefeitura de Aracaju, situadas no bairro Coqueiral, foram retiradas pela Polícia Militar e Guarda Municipal, no último sábado (05), voltaram para suas residências com a promessa de entrega das casas para as pessoas que estiverem cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em sorteio a ser realizado na próxima quinta-feira.
Entretanto, muitos dos invasores que ocuparam as mais de 200 casas alegam que estão sendo discriminados para a entrega das casas e que não vão participar do sorteio promovido pela prefeitura. Segundo os sem-teto, existem famílias que estão cadastradas, mas não serão sorteadas por terem participado da invasão. Outros dizem que não foram cadastrados pela prefeitura.
A catadora de latas Maria Bernadete de Jesus Santos, disse que está cadastrada há quatro anos, mas não irá participar do sorteio, pois não consta como cadastrada.
“Eu fiz meu cadastro há quatro anos. Mas disseram que não vou participar do sorteio. Estão dizendo que eu não me cadastrei, e que agora é tarde. Fui lá no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde me negaram o direito. Dizem que as casas é para quem mora com auxílio moradia.”, disse Maria, que mora há quatro anos em um barraco num terreno invadido nas margens da avenida Euclides Figueiredo.
A Prefeitura de Aracaju está fazendo conferência dos cadastrados para o sorteio de quinta-feira. A reportagem F5 News esteve no CRAS e encontrou uma equipe da Semasc fazendo a conferência dos cadastros e informando quem participará do sorteio.
O secretário adjunto de Comunicação do Município de Aracaju, jornalista Elton Coelho, afirmou que as pessoas que estão alegando não poder participar do sorteio estão com afirmações sem fundamento. Segundo Elton, as pessoas que estão alegando impossibilidade do sorteio, mesmo sendo cadastradas, são pessoas que não tem cadastro e que vieram de outros estados há pouco tempo para tentar conseguir os imóveis.
“Quem está reclamando de não poder participar do sorteio é quem não está cadastrado. Inclusive, são invasores novos, com pouco tempo de chegada em Aracaju e que vieram por saber que aqui é fácil para a pessoa conseguir uma casa pela prefeitura. Pessoas já foram desmascaradas dizendo estar há vários anos aqui, mas só tinham um ou dois meses em Aracaju.”, disse Elton.
A Prefeitura de Aracaju, segundo Elton, tem um controle completo e detalhado com as famílias cadastradas e quem tem direito ao sorteio. Os recém-chegados não entrarão na frente dos cadastrados que aguardam há mais tempo.
“Existe um controle minucioso das famílias, suas necessidades e particularidades. Sabemos quem necessita mais urgentemente das casas e o sorteio será para estas famílias que estão cadastradas. Não vamos permitir que aproveitadores ultrapassem quem está há anos esperando.”, afirmou.


Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju

Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário

Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo

Procuração digital oferece mais comodidade e contribui para modernização e eficiência do serviço público

Abastecimento de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros começa a ser retomado e deve estar normalizado até segunda-feira (15)