Feira das trocas: MP apresenta dados da operação que fechou o espaço | F5 News - Sergipe Atualizado

Feira das trocas: MP apresenta dados da operação que fechou o espaço
Cotidiano 04/06/2012 20h21 |


Por Adriana Meneses

Na tarde desta segunda-feira (4), representantes do Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia apresentaram dados e informações relacionados às irregularidades e crimes que ocorriam na “Feira das Trocas”, localizada no Bairro América, e que culminaram com seu fechamento.

De acordo com o  MP, a operação foi iniciada no sábado (2), motivada pelas reiteradas informações levadas até o órgão. Entre as denúncias estão a irregularidade da ocupação do local, desde o ano de 2008, a venda de armas e produtos de crimes, sonegação fiscal e o comércio clandestino de animais silvestres.

Segundo o promotor de justiça Daniel Carneiro Duarte, responsável pela promotoria de Defesa do Consumidor e dos Serviços de Relevância Pública, nenhum dos comerciantes que atuavam na “Feira das Trocas” tinha autorização da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para negociar no local. Daniel disse ainda que o terreno que pertence ao Estado já estava sendo utilizado desde o ano de 2008 de forma irregular pelos feirantes.

O Governo tem até o dia 8 de junho para desocupar toda área da feira e dar ao local uma destinação que atenda ao interesse público.

Desocupação do local

Nas primeiras horas da manhã de hoje, um grande tumulto foi gerado por comerciantes em frente à “Feira das trocas”. Eles atearam fogo em pneus, interditando uma das faixas da Avenida Tancredo Neves, com intuito de impedir que retroescavadeiras derrubassem as estruturas de alvenaria construídas ao logo dos anos pelos feirantes.  Os coordenadores da operação de desocupação deixaram que todos os comerciantes retirassem seus bens do local, para evitar maiores prejuízos.

Barril de Pólvora

 

Para o coordenador da Polícia Civil da capital, delegado Flávio Albuquerque (foto ao lado), o fechamento da “Feira das Trocas” foi importante para acabar com as atividades ilícitas que aconteciam no local, como a comercialização de pássaros silvestres, crimes de pirataria, furto de energia e favorecimento à prostituição.

“O objetivo da operação foi alcançado. Com isso desmontamos um barril de pólvora que estava prestes a explodir. Eram comuns denúncias de compra e venda de armas no local, além de objetos produtos de crimes que eram levados para a feira e em seguida repassados para terceiros com um valor bem abaixo do mercado”, salientou.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Odirlei Alves, relatou que, durante uma vistoria  da instituição na “Feira das Trocas”, foram detectadas diversas ligações clandestinas de energia, além do espaço não possuir rota de fuga ou saída de emergência. Em caso de um sinistro, portanto, as consequências poderiam ser drásticas.

“Essa mistura de materiais como madeira, papelão e solventes, que estavam sendo acondicionados de maneira irregular pelos comerciantes poderia causar uma explosão, gerando riscos para os feirantes e também para as residências circunvizinhas”, observou.

O MP informou que durante a operação a polícia conseguiu apreender 70 pássaros silvestres e 34 gaiolas ou similares, 10 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), 10 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e recolhidos 12 veículos. Foram confeccionados pela polícia um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC) e 35 atos infracionais.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Deso
15/09/2025  18h22 Distribuição de água é retomada com conclusão do reparo na Adutora do São Francisco
Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju
BPRv/Reprodução
15/09/2025  18h11 Caminhão-tanque tomba durante remoção e interdita rodovia em Salgado
Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) após desprendimento do veículo durante guincho; não houve feridos, apenas danos materiais
Robert Silva/Seplan
15/09/2025  17h25 População pode contribuir com planos de desenvolvimento regional de Sergipe
Formulário online do projeto Sergipe Participativo ficará disponível até novembro para colher percepções sobre economia, sociedade e cultura nos municípios
Sergas/Ascom
15/09/2025  16h33 Tarifa residencial de gás natural tem redução em Sergipe
Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado
Pixabay/Ilustrativa
15/09/2025  16h01 Adolescente grávida dá à luz em carro após ser picada por escorpião
Bebê nasceu prematuro, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Maranhão

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado