Festejos Juninos: campanha de combate ao HIV e DST’s é lançada
Cotidiano 21/06/2012 18h00 |Por Adriana Meneses
Com objetivo estimular os forrozeiros a procurar um serviço de saúde para conhecer a respectiva situação sorológica, ou seja, saber se tem ou não o vírus da AIDS, e também passar informações de como se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou a campanha “Deu fogo e bateu paixão? Vá com proteção/Faça o teste de HIV"’.
De acordo com o médico Almir Santana, coordenador do programa estadual de DST/Aids, a divulgação acontecerá em todo Estado, principalmente nos municípios onde acontecem as grandes festas. Serão distribuídos folhetos informativos, banners, porta-documentos, bandeirolas para ornamentação das unidades de saúde, bem como preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, que estão disponíveis para todos os forrozeiros que pretendem curtir a festa com proteção.
Teste rápido do HIV
Ainda de acordo com Almir Santana, a campanha vai incentivar que a população procure as unidades de saúde para realizar o teste rápido do HIV, cujo resultado sai em aproximadamente 20 minutos, bem diferente do exame convencional que leva em torno de 20 a 30 dias para ficar pronto. “O teste rápido do HIV é bem parecido com o exame de glicemia, onde o paciente tem a ponta do dedo furada. Caso o teste tenha resultado positivo, o exame é repetido, e encaminhamos o paciente para outros exames e inicio do tratamento”, explicou.
Almir Santana orienta pessoas que tenham passado por uma situação de risco, que tenham praticado sexo sem camisinha há mais de 30 dias, por exemplo, a fazerem o exame de AIDS. “O diagnóstico precoce do HIV é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada”, afirma.
Foto: divulgação


Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia

Acidente ocorreu por volta das 10h15 no km 59,5; vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas ao Huse

Equipamentos de alta tecnologia ajudam a detectar focos de calor e garantem mais segurança durante a intervenção