Fiscalização em postos de gasolina de Aracaju não encontra irregularidades
Os 32 bicos fiscalizados nos seis postos de combustível visitados foram aprovados Cotidiano | Por F5 News 19/06/2024 15h02 |Nesta quarta-feira (19), o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) conduziu uma fiscalização em bombas medidoras de combustível na capital sergipana. A ação foi promovida a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e teve como objetivo garantir a conformidade metrológica dos equipamentos.
A operação contou com a participação de uma equipe composta por membros da Secretaria de Segurança Pública (SSP), incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar, além do Procon Estadual e Municipal e do MPE.
Juntos, eles visitaram seis postos de combustível na cidade de Aracaju para verificar as condições das bombas. Entre os estabelecimentos estava um grupo que no ano passado recebeu punição por não estar regular.
Segundo a SSP, ao final dos trabalhos, o ITPS não constatou nenhuma irregularidade. Todos os 32 bicos fiscalizados nos seis postos de combustível visitados foram aprovados, confirmando que os estabelecimentos estão em conformidade com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Durante a fiscalização, a equipe averiguou se as bombas medidoras de combustível veicular tinham o selo de certificação e se a etiqueta do Inmetro estava em lugar visível para os consumidores. Também foram observadas as condições das mangueiras, dos painéis e dos itens utilizados para abastecimento, além de verificar se as bombas apresentavam erro de medição, dígitos do painel queimados, vazamentos ou outras irregularidades que pudessem atrapalhar o abastecimento.
Embora nenhuma irregularidade tenha sido encontrada, a SSP orienta que os consumidores que identificarem algo suspeito devem entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (79) 3198-8822, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
As informações também podem ser enviadas para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou através do site, na opção Ouvidoria/SE-Ouv. As denúncias são anônimas, mas é necessário registrar um e-mail caso o consumidor deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.
Com informações do ITPS e SSP.





