Governador de Sergipe cobra melhorias da Iguá em reunião com novo CEO
Encontro discutiu comunicação com a população, tempo de resposta a problemas e investimentos no abastecimento de água Cotidiano | Por F5 News 18/09/2025 15h04 |O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou nesta quinta-feira (18) uma reunião com o novo CEO da Iguá Saneamento, René Silva, para discutir melhorias no abastecimento de água e no atendimento à população. Durante a reunião, Mitidieri destacou a necessidade de uma “comunicação mais clara” da concessionária e a ampliação do número de equipes de atendimento nas ruas.
“Exigimos uma resposta mais clara e uma comunicação mais clara com a população, que fosse ampliado o número de equipes que estão fazendo serviços nas ruas para que a gente possa dar uma resposta mais rápida para a população sergipana nessa questão da, não só da falta d'água, mas também do esgotamento sanitário, dos rompimentos”, afirmou.
O governador ressaltou que a cobrança não se restringe aos incidentes recentes, como os dois rompimentos na Adutora do São Francisco, em Capela, que provocaram desabastecimento em Aracaju e na Região Metropolitana. “Não só nesse momento de dificuldade que nós passamos com o rompimento, mas no dia a dia, o tempo de resposta para o atendimento do serviço. Às vezes, as pessoas relatam problemas, e o prazo de resposta nunca é o mesmo”, acrescentou.
Mitidieri também pontuou que a Iguá já teve tempo para se adaptar à operação no estado, iniciada há pouco mais de quatro meses. “O problema do rompimento é algo que, no curtíssimo prazo, está superado, mas nós temos problemas diários que precisam ser cobrados da empresa. Passados quatro meses da chegada da empresa, ela já teve um tempo justo para se adequar à nossa realidade, e precisa de uma resposta mais eficaz”, disse.
O CEO da Iguá, René Silva, afirmou compreender as demandas apresentadas e ressaltou a importância de manter proximidade com a população e o governo. “Há um aprendizado bem importante de como podemos fazer investimentos mais assertivos, para que a população sinta menos os efeitos de uma falta de água, ou de algum problema que possa acontecer. Faz parte do compromisso da Iguá de atender a população sergipana com qualidade, entendendo que toda a prestação de serviço é importante, com água na torneira e bom atendimento”, afirmou.
O diretor-geral da empresa, Fernando Vieira, destacou a segurança hídrica como prioridade, principalmente após o rompimento da adutora. “A grande mensagem desse problema, que não foi simples, é que podemos considerar uma questão de segurança hídrica para melhorar nesses bairros em que houve retorno gradativo, com ações estruturantes no nosso plano diretor de abastecimentos, com investimentos necessários. A ideia é não precisar, mas se precisar, ter a estrutura para resolver de forma imediata”, disse.
Sobre o rompimento da Adutora do São Francisco, Mitidieri explicou que a distribuição de água voltou de forma gradativa em algumas localidades, devido a questões técnicas de pressão e distância. “Após a conclusão dos serviços, quando você religa, a água não volta 100% de imediato. Em alguns bairros isso foi mais rápido; em outros, ela retorna aos poucos. Relatei à Iguá que, com o serviço feito, a distribuição passa a ser dela, e algumas coisas técnicas simples precisam ser passadas de forma melhor”, comentou.
René Silva acrescentou que a empresa tem acompanhado de perto o abastecimento e avaliado casos específicos para entender e resolver problemas pontuais. “Todos os bairros estão com água, e estamos olhando pontualmente o que acontece em alguns casos para entender qual o problema específico, indo ao local. Colocamos pessoas à disposição, pois é nosso papel entender como a água chega nas casas”, afirmou.
Desde o início da operação em Sergipe, a Iguá tem realizado investimentos estruturantes em obras de abastecimento, e o governo reforçou a necessidade de ampliar essas ações, inclusive em situações consideradas simples, que afetam diretamente a população no dia a dia.





