Governo de Sergipe propõe à Alese CNH gratuita para caminhoneiros | F5 News - Sergipe Atualizado

Assistência Social
Governo de Sergipe propõe à Alese CNH gratuita para caminhoneiros
Projeto prevê mil vagas por ano e prioriza pessoas de baixa renda e regiões com menor IDH
Cotidiano | Por F5 news 03/06/2025 13h57 |


O Governo de Sergipe encaminhou à Assembleia Legislativa (Alese) um projeto de lei que propõe a criação do programa CNH Caminhoneiro. A medida foi elaborada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e tem como objetivo ampliar o acesso da população de baixa renda ao setor de transporte de cargas, por meio da gratuidade no processo de mudança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C e E.

De acordo com o texto do projeto, o programa disponibilizará até mil vagas por ano e isentará os participantes de todas as taxas associadas ao processo de habilitação, como exames médicos e psicológicos, cursos teóricos e práticos, e provas finais. A proposta visa qualificar motoristas e incentivar a inserção no mercado de trabalho formal no setor logístico.

Segundo o governo, entre os critérios para participação, os interessados devem residir em Sergipe, estar habilitados no estado e não ter cometido mais de uma infração gravíssima no último ano. Para a categoria C, é necessário que o condutor esteja habilitado na categoria B há pelo menos um ano e comprove renda mensal de até dois salários mínimos. Já para a categoria E, o candidato deve ter no mínimo 21 anos, estar na categoria C há pelo menos um ano ou já possuir a categoria D (caso tenha migrado da C), além de comprovar renda de até três salários mínimos.

Em caso de número de inscritos superior ao total de vagas, o projeto estabelece critérios de desempate. Serão priorizadas pessoas com menor renda familiar, mulheres, famílias com maior número de dependentes — especialmente crianças de até seis anos —, pessoas com deficiência, candidatos com experiência em transporte e logística, e moradores de municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O projeto aguarda agora a apreciação dos deputados estaduais. Caso seja aprovado, o programa deverá ser executado com a coordenação da Seasic.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais/Reprodução
11/09/2025  16h47 OAB/SE lamenta morte de médica em presídio e cobra atenção à saúde mental
Reprodução/SSP
11/09/2025  14h36 Cachorro caramelo é resgatado desnutrido em casa em obras em Aracaju
Pixabay/Ilustrativo
11/09/2025  14h29 Nova variante da Covid-19 é detectada em Sergipe
Getty Images/Ilustrativo
11/09/2025  13h50 RioMar Aracaju promove primeiro EnCãotrinho Caramelo neste sábado (13)
Freepik/Ilustrativa
11/09/2025  13h36 Jovens avaliam que IA ajuda a reduzir o estresse no estudo

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado