Governo promove solenidade em comemoração ao centenário do Arquivo Público
Na próxima terça-feira (10), às 9 horas, a solenidade celebra os 100 anos do Apes Cotidiano | Por Agência Sergipe 08/10/2023 18h14 |A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) realiza na próxima terça-feira, 10, às 9 horas, a solenidade de 100 anos do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes). Com raízes na antiga Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial de Sergipe, o Arquivo Público tem sua institucionalização marcada pela Lei n°. 845 de 1923.
Por um século a serviço da sociedade sergipana, o Arquivo Público persevera em sua missão de oferecer à comunidade serviços de caráter primordial para o fortalecimento da cidadania. Ao celebrar seu centenário, o Apes tem uma trajetória marcada por ininterrupta dedicação, promovendo a reflexão sobre a história nos esforços de conservação e preservação de uma significativa parcela do patrimônio documental do Estado de Sergipe.
Além de homenagens a personalidades que contribuem para a manutenção desse importante acervo da história de Sergipe, a programação conta com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem de Sergipe, lançamento do projeto ‘100 anos do Apes na TV Alese’, lançamento do Selo Comemorativo dos 100 anos do Arquivo Público de Sergipe, lançamento oficial do Portal do Arquivo no site da Seduc e conferência com a diretora da instituição, a professora Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana.
O Apes é uma instituição encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo Poder Executivo ao longo de sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros. O Arquivo tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, produzidas dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países.
São aproximadamente dois milhões de registros administrativos e históricos, mais de seis mil obras bibliográficas em sua biblioteca e em torno de 2.600 fotografias e negativos no acervo iconográfico. Além disso, o espaço também guarda uma coleção de jornais e diários oficiais na hemeroteca, e mapas, projetos e plantas do acervo cartográfico de obras divididas em fundos arquivísticos subdivididos em pacotilhas arquivadas em um montante de estantes que compõem o prédio secular.
O acervo do Arquivo Público possui um universo documental da Emancipação Política de Sergipe, versando sobre as histórias da administração do Estado, da assembleia provincial, da história do império do Brasil e suas ramificações em Sergipe, do regime republicano no país e no estado, a história indígena, a história da escravidão, processos, inventários e testamentos e listagens eleitorais.
Dentre inúmeros documentos estão a escritura de compra e venda de uma propriedade rural de 1673, além da coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra; do jurista Gumercindo Bessa; de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epiphanio Dória, entre outros. Consta ainda do acervo do Apes todo o diário oficial, digitalizado, impresso em Sergipe desde a primeira edição, em 1895.





