Hackers tiram sites do Setransp do ar
Cotidiano 02/02/2012 12h24 |
Por Márcio Rocha
Um grupo de hackers (indivíduos que têm domínio de informática e programação) tirou do ar o site do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETRANSP) e o portal de assistência ao usuário do cartão Mais Aracaju, sistema de bilhetagem eletrônica, vinculados ao transporte público da grande Aracaju.
O ataque foi prometido por um grupo identificado por “Anonymous”, em retaliação à proposta apresentada pelas empresas de ônibus, sobre o aumento no valor da tarifa do transporte coletivo, sugerindo majoração no preço de R$ 2.25, para R$ 2.50.
O grupo publicou uma mensagem informando o ataque:
“Como forma de protesto o setransp-aju.com.br será atacado, mas nosso objetivo não é lesar ou prejudicar a população. Sabendo que o recadastramento de carteiras de passe é realizado através do site, o mesmo ficará sob ataque por pouco tempo (algumas horas). É o nosso alerta!”.
O grupo também avisou via twitter que iria derrubar o site.
O portal do usuário do cartão Mais Aracaju está fora do ar desde o meio-dia de hoje (02). Já o site do Setransp foi derrubado também ao meio-dia e voltou ao ar em questão de poucos minutos. Contudo, o grupo prometeu manter o site fora do ar até as 17 horas de hoje.
No Brasil, um outro grupo de hackers, também identificados por "Anonymous" está atacando sites de bancos. Já foram tirados do ar Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. Há poucos instantes, por volta do meio-dia, tiraram o site do banco HSBC do ar.


Entidade destaca necessidade de políticas públicas para garantir dignidade e assistência no sistema prisional de Sergipe

Animal estava sem comida, água e proteção; após atendimento veterinário, segue disponível para adoção

Cepa XFG, ligada à Ômicron, foi identificada em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro; especialistas reforçam importância da vacinação

Evento gratuito terá desfile de pets, sorteios, adoção responsável e espaço interativo para tutores e cães

Dado é de pesquisa de plataforma de inteligência artificial