INCA aponta 160 novos casos de câncer de boca até final de 2012
III Semana de Saúde Bucal irá alertar sobre essa enfermidade em Aracaju Cotidiano 18/10/2012 16h30 |Por Sílvio Oliveira
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que Sergipe terá mais 160 novos casos de câncer de boca até o final de 2012. Para prevenir e reverter essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, realizará a III Semana de Saúde Bucal no período de 22 a 26 de outubro.
A mobilização contra o câncer de boca acontecerá, simultaneamente, nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital e mostrará que a ida ao dentista a cada seis meses pode diagnosticar precocemente a enfermidade.
Serão oferecidos gratuitamente exames aos grupos de risco – mulheres na faixa etária entre 40 e 55 anos e homens na faixa etária entre 45 e 65 anos –, além de promover ações em prol da prevenção do câncer de boca, como panfletagem nas salas de espera e palestras. “Diagnosticamos este ano em Aracaju 30 casos”, informou Iucema Santana, coordenadora de Saúde Bucal.
Ela destacou que os exames são feitos rotineiramente na rede credenciada ao SUS. Com a III Semana, os exames serão intensificados, além das atividades de prevenção, a fim de que a população entenda que o dentista é o único profissional que diagnostica o câncer de boca através do atendimento. “Com simples ida ao dentista a cada seis meses podemos diagnosticar o câncer de boca, diferente de outros tipos. Se diagnosticado precocemente, há cura”, disse.
Foto: Sílvio Oliveira


Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia

Evento acontece entre os dias 20 e 21 de setembro na Praça São Francisco

Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina