Infraero recuperará telhados nos terminais do Aeroporto de Aracaju
Ampliação da pista e melhoria nos terminais somente numa outra fase Cotidiano 28/02/2013 19h00 |Por Sílvio Oliveira
A Infraero e o Governo de Sergipe assinaram nesta quinta-feira, 28, a ordem de serviço no valor de R$ 5,2 milhões para reforma dos telhados dos terminais de carga, de passageiro e de destacamento de proteção ao voo do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE). As obras começarão de imediato e deverão ser concluídas em até seis meses, com investimento total da Infraero. Não haverá interrupção no fluxo normal de embarque e desembarque nos terminais durante o período de reforma.
O superintendente da Infraero BA/SE/AL, José Cassiano Ferreira Filho (na foto abaixo, à esquerda), disse que a reforma era um pedido antigo dos passageiros e que a recuperação de todo o telhado trará mais conforto para os usuários do sistema aeroportuário.
Ele adiantou que nesta sexta-feira, 01, a Infraero publicará a licitação do projeto de ampliação do pátio local em mais duas vagas, para aeronaves de grande porte, e em mais 10 posições, para aeronaves executivas. Também será licitado um espaço para dois hangares e uma pista lateral de táxi. “Com o fim da ampliação e as vagas já em operação, o Aeroporto de Aracaju passará a ter 17 vagas executivas e mais sete posições para aviões de grande porte”, disse.
Atualmente o Aeroporto de Aracaju possui 10 vagas para aeronaves de pequeno porte e mais cinco vagas para parada de aviões, simultaneamente. Não há empresas instaladas por falta de hangares.
Ampliação e reforma
José Cassiano informou que neste semestre o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, virá a Sergipe para anunciar a licitação, ainda para este ano, da ampliação da pista em mais 1.200 metros e de melhoria e ampliação do terminal de desembarque de passageiros.
Em 2011, o aeroporto Santa Maria alcançou a marca de 1 milhão de passageiros por ano. No ano seguinte, o terminal aeroportuário chegou a marca de 1 milhão e 373 mil passageiros.
Para o secretário de Turismo, Elber Batalha, o aeroporto de Aracaju trabalha com sua capacidade máxima de utilização instalada. “É necessário que a ampliação ocorra para que, além de dar mais conforto, traga novas possibilidades de tráfego aéreo para Aracaju. Nós temos hoje 52 voos diários chegando a Aracaju”, afirmou.
Aeroporto de Canindé do São Francisco
O vice-governador Jackson Barreto disse não ter previsão de data para deflagrar o processo de licitação do aeroporto da cidade de Canindé do São Francisco. Mas que nesta quinta-feira, pela manhã, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcon, falou que estava viajando à cidade sergipana para verificar os detalhes do projeto.
Segundo Barreto, ao tempo em que o governo federal fala sobre o aumento da malha aeroportuária nacional, Sergipe saiu na linha de frente em função de já ter em mãos um projeto para o novo aeroporto. “É a região de maior expansão do turismo no Estado. Não tem data, mas é um projeto que já faz parte de uma definição do governo federal, que será o responsável pelos recursos”, disse.
Foto: Silvio Oliveira


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção