Instituto GBarbosa insere pessoas com deficiência no mercado | F5 News - Sergipe Atualizado

Instituto GBarbosa insere pessoas com deficiência no mercado
Cotidiano 19/01/2013 10h00 |


 

Promovendo o aumento da renda de pessoas socialmente excluídas através de parcerias solidárias para capacitação profissional, Com atuação focada em projetos sociais, há sete anos o Instituto GBarbosa (IGB) tem colaborado para transformar a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2012, o Instituto expandiu ainda mais os projetos “Produto Solidário” e “Despertar e Aprender”, que beneficiaram direta e indiretamente mais de mil pessoas.

Realizado em parceria com fundações e institutos de empresas, com o sistema S e com Universidades Federais, o projeto “Produto Solidário” ajudou pequenos agricultores e artesãos a se organizarem, formando uma rede de produtores preocupados com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, cinco cooperativas são beneficiadas pelo projeto: a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo neves (Coopatan), na Bahia, a  Cooperativa de Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap), a Cooperativa dos Produtores de Mandioca de Campo do Brito (Coofama) e a Casa do Artesão, que produzem, respectivamente, farinha de mandioca, palmito em conserva, vassoura de piaçava, farinha de mandioca e sacolas retornáveis (ecobags).

Em 2012, a Coofama passou por uma grande transformação estrutural, graças à participação dos agricultores em diversas capacitações realizadas pelo Instituto GBarbosa em parceria com o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil, ligadas ao manuseio mais adequado dos alimentos e à gestão da produção. “Os agricultores trabalham muito e têm domínio prático sobre a produção, nos últimos meses eles realizaram muitas transformações no processo produtivo da farinha, se adequando ainda mais a requisitos de segurança alimentar e aumentando a produtividade, e consequentemente a distribuição de renda em suas comunidades.Hoje a Coofama é uma grande fornecedora para a rede de varejo, e isso é o resultado de muito investimento”, afirma o gerente de responsabilidade social da rede GBarbosa, Fábio Oliveira.

Por causa de várias experiências semelhantes a esta, o balanço do projeto em 2012 é considerado positivo. “Beneficiamos 1029 cooperados nas cinco cooperativas que fazem parte do projeto, contribuindo para que eles obtenham uma renda mensal de R$ 700 por cooperado. Além disso, mais de R$ 500 mil foram comercializados pelas cooperativas no mercado formal”, avalia Fábio.

Despertar e Aprender

Durante o ano de 2012, o Instituto GBarbosa capacitou 51 PcD’s que atualmente trabalham em diversas redes de supermercados. Estas capacitações foram realizadas na Bahia, na cidade de Feira de Santana – em parceria com a APAE -, e no Ceará, na cidade de Fortaleza – em parceria com o Recanto Psicopedagógico da Aldeota.

“Na Bahia, já capacitamos 36 PcD’s, das quais 13 já se encontram no mercado de trabalho formal. Em Fortaleza, todas as 15 PcD’s capacitadas já estão trabalhando no varejo. Esse é um projeto inovador, que transforma a vida de muitas pessoas que antes não tinham oportunidade de trabalhar”, explica o gerente de Responsabilidade Social da rede.   

Semana de Acessibilidade

Com o objetivo de destacar a luta pela inclusão, o IGB também participou em 2012 da realização da 6ª Semana da Acessibilidade, no mês de setembro, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A abertura do evento contou com o palestrante Internacional Steven Dubner, com a palestra “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, além do 1º Feirão de Oportunidades para Pessoas com Deficiência.

Também foi entregue o Troféu Pipiri, que homenageia as pessoas que se destacam em sua atuação pela luta dos direitos das pessoas com deficiência. “Para falar sobre a história de luta pela inclusão de seu filho, trouxemos Alexandre Faleiros, nacionalmente conhecido como o “pai de botas”, que criou uma bota especial para que seu filho com paralisia pudesse jogar futebol”, lembra Fábio.

Reciclando Realidades

Além dos projetos já consagrados, em 2013, o Instituto GBarbosa executará o projeto “Reciclando Realidades”, que consiste em mobilizar os catadores de resíduos sólidos, organizando-os como segmento a fim de capacitá-los para desenvolver seus empreendimentos e promover a autossustentabilidade para seu negócio e sua vida. Através de edital lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o projeto foi selecionado nacionalmente em 3º lugar, após concorrer com outros 92 projetos de todo o Brasil.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/TSE
22/09/2025  20h00 TRE-SE convoca eleitores de bairros de Aracaju para regularizar biometria
Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria
MPSE/Reprodução
22/09/2025  16h33 MPSE abre concurso público com 28 vagas e cadastro de reserva
Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas
Dani Santos
22/09/2025  16h20 São Cristóvão abre inscrições para 288 moradias populares no Piranji
Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda
Pixabay/Ilustrativa
22/09/2025  15h51 Shopping oferece casquinha grátis no Dia Nacional do Sorvete em Aracaju
Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping
Reprodução/SSP
22/09/2025  15h40 Mulher é presa ao tentar levar drogas de Sergipe para Alagoas
Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado