Ipes Saúde comemora seis anos de existência em Aracaju
Cotidiano 11/10/2012 18h48 |Por Míriam Donald
Exames de glicemia, aferimento de pressão, dicas para higienização bucal além de música e entrega de kits odontológicos fizeram parte da programação em comemoração ao aniversário do “Ipes Saúde” durante esta quinta-feira (11). Na celebração, o presidente da instituição, Vinícius Barbosa Melo, apresentou balanço dos dois anos de existência e destacou a as ações empreendidas pelo Governo de Sergipe como a estrutura física que está sendo modificada e adaptada para garantir acessibilidade.
Para Esthéfany Alves, enfermeira no Ipes há dois anos, o acompanhamento de pressão arterial e glicemia dos servidores e contribuintes é bastante importante e precisa ser feito ao longo do ano. Além desses serviços, há também o projeto que existe desde a fundação do Ipes, que se firmou e ganhou maior proporção ao longo dos anos, chamado de ‘Prevenção e Educação em Saúde Bucal. Hoje o projeto não se limita apenas à saúde bucal, mas tornou-se geral com a adesão de outros profissionais do campo.
Segundo a coordenadora do projeto, a dentista Ana Monte, a ideia nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida do usuário. “Percebemos que no dia-a-dia os profissionais não têm tempo de promover e passar informação e, muitas vezes, o paciente volta pela persistência dos problemas que continuam por não se conhecer a causa”, diz.
Ainda de acordo com Ana Monte, é mostrado aos pacientes como eles devem proceder na prevenção. “Não é fazer só escovação, mas é contar caso por caso e o porquê do desenvolvimento da doença, mesmo que geneticamente haja uma tendência da pessoa desenvolvê-la, mostrando que pode haver processo de aceleração da doença”, explica.
Para ela, a prevenção está como um foco onde o cidadão é orientado a prevenir outras moléstias. “O tempo é muito curto de que dispõe o paciente na hora da consulta e muitas vezes o profissional tem uma posição tecnicista de consultar e tirar o problema do momento. É para fazer a diferença que esse projeto existe”.
A usuária Eleci da Soledade se diz satisfeita e bem assistida. “O Ipes é muito bom para aqueles que procuram e melhor do que outros sistemas públicos. Venho sempre e não tenho o que reclamar. Inclusive estou aguardando uma cirurgia e o procedimento foi rápido. Consegui marcar tudo que precisava”, afirma.


Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito