Lixão de Nossa Sra. do Socorro poderá ser fechado a qualquer momento
Medida segue Lei Federal que trata da destinação de resíduos urbanos Cotidiano 14/01/2013 21h00 |Por Adriana Meneses
Em acordo firmado com a justiça, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro teria até o último dia 31 de dezembro para cumprir o prazo de fechamento do lixão que recebe todos os resíduos do município, localizado no bairro Palestina, porém o prazo teve que ser quebrado em virtude da não conclusão das obras da construção da estação de transbordo da Estre Ambiental, a única empresa que está dentro das normas da Lei federal 12.305, que dá prazo até 2014 para que os municípios brasileiros tenham seus lixões desativados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro, Washley Ramos, a prefeitura vem buscando soluções paliativas e provisórias para desativar no menor tempo possível o lixão da Palestina, entre elas a colocação de uma manta para receber o lixo que em seguida seria encaminhado para o aterro sanitário da Estre Ambiental, localizado no município de Rosário do Catete, o que adiantaria o fechamento do lixão, porém seria necessária uma autorização judicial. “Sabemos que não é a solução ecologicamente correta, mas seria uma forma de fechar o quanto antes o lixão. Caso a justiça nos forneça essa autorização, o lixão poderá ser fechado a qualquer momento”, disse.
Washley explicou que, mesmo que a justiça não forneça de imediato a liberação para o início do transporte do lixo para o aterro de Rosário do Catete, as obras de conclusão da estação de transbordo do lixão da Palestina têm prazo final para o dia 28 de fevereiro. Ele afirma que até o dia 1º de março o lixão estará desativado. “Estamos apenas aguardando uma determinação da justiça ou o prazo final para a conclusão da obra. Depois que isso acontecer vamos estar dentro das normais ambientais de tratamento adequado do lixo. Uma vitória para o povo e principalmente para o meio ambiente”.
Estação de transbordo é o nome que se dá à instalação intermediária entre o serviço de coleta e o ponto de destinação final, no interior das quais os resíduos são transferidos de um veículo a outro meio de transporte, que podem ser caminhões de maior capacidade. Após esse processo, o lixo é levado para o aterro sanitário.
Foto: divulgação


Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping

Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante

Merianne Silva gravou vídeo tratando um mero, espécie cuja pesca é proibida no Brasil desde 2002