Maceió: saiba por que colapso do solo é um dos poucos no mundo
Segundo a Defesa Civil, a mina no bairro de Mutange está na iminência de colapsar Cotidiano | Por Metrópoles 02/12/2023 12h47 |A iminência do colapso de uma mina subterrânea chamou a atenção para o bairro de Mutange, em Maceió (AL), nesta semana. A Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de formação de um sinkhole, um tipo de cratera decorrente do afundamento da superfície. O caso da capital alagoana, por se relacionar à mineração em área urbana, é considerado raro.
O alerta máximo é para a mina 18, na região do antigo campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Tendo em vista o significativo deslocamento do solo, o órgão não descarta a formação de uma cratera no local.
Cláudio Amaral, professor de geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica que, com o esvaziamento da camada inferior, iniciada na década 1970, há uma redistribuição natural do material em direção a esse buraco.
“Você tirou material lá de baixo, tirou a sustentação, o que está em cima começa a recalcar, ou seja, afundar”, descreve. “Se o material retirado estivesse lá embaixo, não aconteceria isso”, explicou o especialista.
Embora raro, o Brasil tem casos semelhantes, também causados pela intervenção humana relacionada à exploração de recursos naturais.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.





