Marcha contra abuso sexual de crianças e adolescentes será nesta sexta
Durante todo o dia, acontecerá palestras, panfletagens e caminhadas Cotidiano 17/05/2012 15h04 |Por Sílvio Oliveira
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta sexta-feira (18), vai mobilizar os diversos órgãos, entidades e integrantes da Rede de Enfrentamento de Sergipe, em prol de caminhadas, palestras, mostra de teatro e reuniões.
A programação começará às 8h30, quando o Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência e da 8ª Promotoria da Justiça dos Direitos do Cidadão, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizará um momento de reflexão na sede do MP com o Dr. Delman Moitinho Barboza, coordenador de evolução humana do MP, além de palestras e apresentações de teatro.
A tarde se estenderá com uma grande passeata, que pretende reunir mais de duas mil pessoas, com concentração na Praça da Bandeira, às 14h, seguindo até o centro da cidade. O principal objetivo do evento é chamar atenção e conscientizar a população acerca das graves consequências da violência sexual contra a população infato-juvenil.
À noite, às 18h30, as mobilizações se encerarão em torno da Marcha contra o Abuso Sexual intitulada “Faça Bonito: Por uma Infância saudável – Denuncie. Ligue 100 ou 181”, protagonizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência. A Marcha partirá dos arcos da orla da Praia de Atalaia até a Passarela do Caranguejo, com panfletagem em hotéis, pousadas, restaurante e similares.
Conforme Lídia Anjos, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência, a Marcha tem por objetivo chamar a atenção da sociedade em geral, mas principalmente donos de bares, de pousadas, hotéis, taxistas, turistas e o poder público sobre a urgência em garantir a criança e ao adolescente a vivência saudável de suas fases, além de cobrar das autoridades públicas a efetiva implantação e implementação dos Planos de Enfrentamento à Violência Sexual em todas as esferas de governo, bem como sensibilizar a todas e todos para a importância da denúncia que pode ser anônima através do disk 100 e 181.
“Participarão da Marcha, além das entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e entidades ligadas à defesa e à promoção de direitos da criança em geral, o Fórum DCA-SE, o Movimento Nacional de Direitos Humanos de Sergipe, Conselho Estadual e Municipais da Criança e do Adolescente, e órgãos e autoridades públicas, além de estudantes, militantes, representantes de movimentos sociais da cidade e do campo que abraçam a causa”, elencou Lídia Anjos.
Semana de Enfrentamento
Desde a segunda-feira (14), o Comitê Estadual de Enfrentamento, em conjunto com o Ministério Público, lançou a Semana de Enfrentamento, realizando diversas atividades em todo o Estado.
Na tarde desta quinta-feira (17), no Cinemark do Shopping Jardins, a programação da semana teve continuidade com a projeção do filme “Cinderelas, Lobos e Príncipes Encantados”, destinado a professores e coordenadores. “É uma data importante porque expõe o problema e sensibiliza a população”, avalia Maria Angélica, coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas da Secretaria de Estado da Educação.
Débora França, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento, na última terça-feira (15), afirmou que as diversas entidades que compõem o Comitê estiveram e Itabaiana, bem como em outras cidades, para proferir uma palestra sobre o tema. “Diversas atividades estão sendo desenvolvidas para lembrar leis, tipos de violência, como identificá-la, como preveni-la e divulgar o Disque-Denúncia 181.
Leia também
Queixas contra agressores de crianças e adolescentes já passam de 400


Prisão foi realizada no bairro Eduardo Gomes

Edital de seleção e credenciamento de consultoria especializada ad hoc para análise técnico-científica tem validade de 24 meses

Confira os números alternativos. Falha técnica foi identificada na operadora Oi

Operação na orla de Atalaia encontrou aquário abandonado com arraia em decomposição e peixes em risco

A novas linhas irão funcionar entre Aracaju e Barra dos Coqueiros