Fafen Sergipe se prepara para reabrir com nova operadora, a Engeman
Contrato de R$ 976 milhões prevê operação das plantas de amônia e ureia Economia | Por F5News 15/09/2025 12h27 |A retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe avançou mais uma etapa. Na última sexta-feira (12), a Petrobras e a Engeman, vencedora da licitação, assinaram o contrato que estabelece o planejamento operacional da unidade. O processo contou com apoio do governador Fábio Mitidieri, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de outras equipes do governo estadual.
Arrendada à iniciativa privada desde 2020, a Fafen Sergipe teve suas atividades suspensas em março de 2024, após a Unigel, então operadora, alegar inviabilidade econômica. Com o fim do contrato e a realização de uma nova licitação, a Engeman assumirá a operação da planta como prestadora de serviços, enquanto a Petrobras ficará responsável pela área comercial.
O acordo também contempla a fábrica da Bahia e terá validade de cinco anos. Juntas, as unidades devem gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos. Em Sergipe, a expectativa é de que a reativação fortaleça a cadeia produtiva de fertilizantes e impulsione a economia estadual.
Segundo o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a Fafen é um ativo estratégico para o estado. “Já iniciamos diálogo com a empresa vencedora e estamos à disposição para apoiar a mobilização necessária ao início das operações, incluindo intermediação para renovação de licenças ambientais, contratos de suprimento de água, movimentação de gás natural e incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI)”, destacou.
Implantada pela Petrobras em 1980, a Fafen de Sergipe se consolidou como polo estratégico na produção de ureia, amônia e sulfato de amônio no Nordeste. Apesar das paralisações ao longo de sua trajetória, a unidade se manteve como um dos principais ativos industriais do estado.
A licitação concluída em julho deste ano registrou seis propostas. A Engeman Manutenção de Equipamentos venceu com valor aproximado de R$ 976 milhões, contemplando os serviços de operação e manutenção das unidades de amônia e ureia granulada em Sergipe.
Com mais de 40 anos de atuação, a Engeman é referência nacional em serviços industriais, com experiência em manutenção e gestão de contratos no Brasil e no exterior.





