Maternidade: uma convivência de amor e aprendizagem
Mães encontram em blog a opção de dividir experiências Cotidiano 10/11/2012 18h30 |Por Fernanda Araujo
Como bem disse a escritora Lya Luft, em um artigo publicado na Veja, “ter um filho é a mais incrível experiência humana”. Qualquer tarefa empregada, ao passo que o filho cresce, fica muito mais difícil, além delas terem que lidar dar com as mudanças do corpo.
Carregar o peso na barriga durante meses, fazer planos, amamentar o bebê, tirar e colocar a fralda, dar-lhe afeto, cuidar da saúde e da educação, ter paciência e, por fim, tentar dormir, já que no próximo dia ela deverá enfrentar os mesmos processos, tudo novamente.
A maternidade exige da mulher conhecimentos que vão além de qualquer outra área humana. Muitas futuras mães são assombradas com dúvidas, principalmente aquelas de primeira viagem, desde o início da gestação ao nascimento do bebê.
Entender o que o filho quer; o que deve ou não deve fazer durante a gravidez; o que dar ao bebê até os primeiros anos; quantas vezes checar enquanto a criança estiver dormindo; qual a melhor forma de dar o banho. Esses e outros questionamentos a todo o momento geram uma enorme mudança de rotina.Essas mulheres hoje podem contar com o blog Conversinha de Mãe, da jornalista sergipana Edjane Oliveira, que se propõe não apenas a escrever sobre a sua experiência, como também levar informações, notícias, dicas sobre crianças e assuntos que interessem às mães. Ela, que está grávida de Rebeca e é mãe de Beatriz, 6 anos, divide de mãe para mães anseios, alegrias, experiências e dúvidas de todos os tipos.
A troca de experiência com outras mães, segundo Edjane, é maravilhosa e, em alguns momentos, reveladora. “Às vezes é assustador, como já aconteceu, quando pessoas que você não conhece te procuram para contar situações bem difíceis e delicadas pelas quais estão passando pessoalmente, esperando receber de você algum tipo de aconselhamento. É uma responsabilidade tamanha, porque você percebe que as pessoas estão depositando uma confiança. Isso acaba mostrando como seu ‘trabalho’ está tendo uma visibilidade que às vezes até a gente não consegue mensurar”, confessa.
A falta de tempo para dar mais atenção aos filhos é um fantasma que atormenta as mães, é o que também revela a blogueira. “A gente sempre acha que poderia ter um pouquinho mais de tempo para ficar com eles, para estar junto acompanhando de perto seus passos, seu crescimento e desenvolvimento. Acho que essa é uma culpa de toda mãe e creio que um problema de difícil solução”, acrescenta.
Para Edjane Oliveira, só se aprende a criar os filhos na prática. A relação mãe/filho é o primeiro passo para as lições da vida. “Mães cometem erros e acertos diariamente. A vida da gente é uma constante dúvida, afinal, com o perdão do clichê, filho não vem com manual. Mas como mãe cristã procuro sempre buscar na Bíblia embasamento para saber como fazer isso com minha filha. Cada filho é diferente. Sei que em breve passarei a saber, na prática, o que é isso. Pois já tenho Beatriz (6 anos) e agora com Rebeca certamente não será a mesma coisa, será um novo aprendizado. Muitas vezes a gente erra querendo acertar”.
Por fim, cuidar da aparência e ainda ter disposição para os filhos são alguns dos maiores desafios na vida moderna. Mas o apoio do marido e da família é sempre útil. Tentar reservar tempo para cada momento da vida, lembrar que é mãe, mas ainda é preciso estar focada na vida familiar como esposa (as que são casadas) e donas de casa, além de preservar a vida profissional tentando ao máximo não deixar que uma coisa influencie direta ou negativamente na outra são algumas dicas de Edjane Oliveira.
“Por mais que muitas vezes seja difícil, arranjar um tempinho para não descuidar do visual, nem que seja entre um expediente e outro ou enquanto aguarda o semáforo abrir ou o trânsito fluir mais um pouco – como geralmente faço – mas sem descuidar da sua segurança e dos pequenos!”, ressalva.
Fotos de Janaína Santos cedidas por Edjane Oliveira.


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia