Medicamento de controle da asma pode ser retirado em farmácia popular
No Dia de Controle da Asma, Aracaju dispõe de remédio pelo SUS Cotidiano 21/06/2012 10h12 |Por Sílvio Oliveira
No Dia Nacional de Controle da Asma, lembrado nesta quinta-feira (21), uma boa notícia para quem sofre desse mal: as farmácias populares de Aracaju já dispõem do medicamento sulfato de salbutamol, em formato líquido e comprimido. Duas Farmácias Populares gerenciadas pelo Governo Federal passaram a distribuir de forma gratuita o medicamento e cerca de mais 10 estabelecimentos conveniados com o programa “Aqui tem Farmácia Popular” também comercializam a droga a preços mais em conta do que o valor de mercado.
Segundo Fernanda Maciel, gerente de uma das unidades do Farmácia Popular, a distribuição está sendo feita desde 04 de junho, e faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado pelo Governo Federal como forma de beneficiar mais de 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza e que tenham crianças de até 6 anos. “Para retirar o medicamento no programa Farmácia Popular, o cidadão deve levar a carteira de identidade, o CPF e a receita médica”, explica.
Os remédios incluídos no programa de distribuição gratuita são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona, além do sulfato de salbutamol. Em Aracaju, só está disponível no programa Farmácia Popular o sulfato de salbutamol, mas os outros medicamentos poderão ser encontrados em outros estabelecimentos comerciais a preços com até 90% de desconto. Atualmente também são distribuídos de graça 11 medicamentos para diabetes e hipertensão.
A gerente de uma das farmácias da Pague Menos, conveniada no programa “Aqui tem Farmácia Popular”, Lidiane dos Santos, disse que o brometo de ipratrópio e o dirpoprionato de beclometasona estão sendo distribuídos gratuitamente. “São os medicamentos Berotec e Atrovent. Solicitamos a autorização para fornecer e basta trazer a receituário com um prazo de validade de quatro meses e ser o titular da receita. Também necessita a carteira de identidade e CPF”, destaca.
Distribuição nacional
De fevereiro de 2011 a abril de 2012, o Governo Federal identificou um aumento de 322% na procura pelos remédios de asma nas farmácias populares. Com a distribuição gratuita, a expectativa é diminuir a incidência da doença entre as crianças.
No ano passado, de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por asma, 77,1 mil foram de crianças com até 6 anos.
O ministério calcula que 800 mil pacientes vão retirar os medicamentos gratuitamente por ano. Atualmente, 200 mil já compram esse tipo de remédio pelo Farmácia Popular.


Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia

Acidente ocorreu por volta das 10h15 no km 59,5; vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas ao Huse

Equipamentos de alta tecnologia ajudam a detectar focos de calor e garantem mais segurança durante a intervenção