Método Mãe Canguru em SE passa por atualização do Ministério da Saúde
Cotidiano 27/06/2012 10h39 |Nos próximos dias 4,5 e 6 , a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) receberá nova visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). Além de divulgar as novas diretrizes do Método Mãe Canguru (MMC), através de uma atualização com os funcionários, a comissão deve validar o programa desenvolvido na unidade.
“Nesse encontro vamos reunir profissionais de saúde, não só da Ala Verde da MNSL, onde as mães e os bebês prematuros são assistidos, mas também de outras maternidades do interior do Estado que compõem a rede materna. A meta do governo federal é ampliar as ações que tem ajudado à salvar a vida de muitos recém-nascidos,” explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Dayse Viana.
O Método
O Método Mãe Canguru (MMC) foi implantado em Sergipe há oito anos. O trabalho que começou na Maternidade Hildete Falcão Batista (MHFB), se estende até hoje na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência para casos de alta complexidade. As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por neonatologistas, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiras, técnicas, auxiliares de enfermagem entre outros profissionais.
O desenvolvimento do método é composto por três etapas. A primeira, começa no cuidado prestado ao recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde é garantido todo suporte necessário com a utilização de respiradores e monitores multiparâmetros. Depois da evolução clínica, o bebê é encaminhado para enfermaria da Ala Verde, onde o filho fica 'amarrado' ao corpo da mãe na posição vertical. A última etapa acontece de forma ambulatorial, através de consultas especializadas no consultório de 'follow- up' [termo em inglês, que significa, 'revisão/acompanhamento'].
“Há comprovações científicas que a chamada posição canguru não proporciona apenas o contato pele a pele, mas incentiva a alimentação exclusiva com leite materno, pois estimula o vínculo. Graças a essa ação simples, reduzimos o tempo de permanência nas incubadoras e constatamos melhorias significativas nos pequenos pacientes”, informou o neonatologista e coordenador do método Alex Santana.
Resultados
A técnica adotada em todo o mundo vem gerando importantes resultados em Sergipe. Anualmente, cerca de 300 bebês tem suas vidas salvas graças ao Método. “A vinda do Ministério da Saúde é uma forma de reconhecimento ao ofício que desempenhamos com muito carinho. Queremos ampliar os nossos conhecimentos, por isso, estamos abertos à melhorias,” contou o pediatra Paulo José Melo Menezes.
“Ficamos muito orgulhosos com os saldos positivos. Com esse reconhecimento, esperamos a validação dos nossos tutores que, daqui para frente, atuarão como multiplicadores de informações no treinamento de outros profissionais. É uma somação de esforços em prol dos avanços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou a superintendente do MNSL, Carline Rabelo.
"Temos muitos problema na Saúde? Temos. Mas também temos muitas coisas boas e positivas acontecendo, a exemplo do sucesso do Mãe Canguru. Isso precisa ser divulgado e incentivado, estimulando os profissionais envolvidos. Parabéns a todos esses servidores", conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
Foto: Bruno César


Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia