Ministro Ayres Britto recebe título de doutor Honoris Causa da Unit
É a primeira vez que a instituição de ensino superior concede honraria Cotidiano 05/11/2012 20h00 |Por Sílvio Oliveira
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto recebeu, na tarde desta segunda-feira, 05, em Aracaju (SE), o título de doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Tiradentes (Unit). A honraria foi solicitada pelo conselheiro Joubert Uchôa Júnior e aprovada por unanimidade pelos integrantes dos conselhos Superior de Ensino e Pesquisa e do Superior de Administração.
O homenageado foi conduzido ao recinto pelos conselheiros e, logo em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José de Castro Meira foi convidado para ocupar o púlpito e fazer as primeiras homenagens a Ayres Britto.
Em tom mais informal, Castro Meira enalteceu a vida do homenageado em Sergipe e sua trajetória até chegar a mais alta Corte do Judiciário brasileiro. “Tive aqui na cidade de Aracaju a oportunidade única que me concedeu o privilégio de conviver com ele, Carlinhos como advogado e eu como juiz, ambos como professores universitários das Faculdades Integradas Tiradentes. Acompanhei a ascensão até o Tribunal. É um cidadão correto, sereno, de uma cultura invejável. Parece que continua aquele menino de Propriá”, afirmou.
A solenidade continuou com a leitura da ata de outorga do título. O reitor da Unit Joubert Uchôa de Mendonça destacou o porquê de conceder a honraria pela primeira vez na história da Universidade ao ministro e agradeceu: “Lembro quando perdemos o professor, mas o Brasil ganhou um dos maiores juristas da história. Muito obrigado, Carlos Britto, por aceitar esse título. A Unit ganha um prêmio nos seus 50 anos”, afirmou.
Bastante emocionado, Ayres Britto disse ter sido professor de Direito Constitucional na Universidade Tiradentes, lembrou de sua infância na cidade de Propriá, da militância no Judiciário de Sergipe, em Aracaju, e agradeceu pelo título. “Estou aqui desde os primórdios da Faculdade Tiradentes. Sou muito honroso pelo título e por ter sido agraciado por essa instituição da mais alta credibilidade do ensino no país”, disse.
Personalidades do mundo jurídico, familiares do homenageado, acadêmicos e autorid
ades participaram da solenidade de outorga do título a Carlos Ayres Britto, a exemplo do deputado federal Laércio Oliveira.Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a Unit reconheceu o grande jurista, o sergipano, o grande participante da luta por um judiciário mais humano e democrático. “Dr. Carlos Britto é responsável por importantes sentenças e tem honrado a inteligência sergipana junto aos brasileiros”, destacou.
Logo após a entrega do título, o reitor Joubert Uchôa lançou o livro “Universidade Tiradentes: do Ginasial ao Superior – 50 anos de Educação Sergipana”. A obra resgata a história da Unit e foi escrita em parceria com a pesquisadora Maria Lúcia Marques.
Fotos: Sílvio Oliveira


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia