Ministro do Tribunal de Contas da União é homenageado em Sergipe
Cotidiano 25/02/2013 15h36 |Por Fernanda Araujo
Ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, recebeu, nesta segunda-feira (25), o Colar do Mérito Gumercindo Bessa do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Uma homenagem criada para personalidades ou entidades que prestaram relevantes serviços ao TCE.
Na solenidade estiveram presentes várias autoridades sergipanas, como o ex-governador Albano Franco, que já foi homenageado, vereadores, deputados e representantes de outros órgãos. Autor da propositura de entrega do Colar, o conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral de Souza justifica a homenagem como um reconhecimento de seus atos, já que ele esteve várias vezes prestigiando eventos e participando de palestras em Sergipe.
“É uma grande honra receber essa medalha de mérito. No plano pessoal e no institucional eu fico muito honrado, eu acho que isso é fruto dessa interlocução durante os biênios 2011 e 2012 que eu estive a frente no Tribunal de Contas da União, e o Tribunal de Contas de Sergipe foi sempre um parceiro. Com certeza é um dia de grande felicidade para mim, receber dos amigos essa homenagem é muito honroso”, afirma o ministro Benjamin Zymler.
Para a presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC) é uma homenagem justa pela sua atuação e representação no Tribunal, garantindo transparência à sociedade brasileira e especialmente aos sergipanos. “O ministro cuida com muito zelo, muita dedicação e acima de tudo muita competência com relação aos processos, a contabilidade pública e aos recursos da União. Fiscaliza, trata, acompanha a prestação de contas dos gestores, então, é uma homenagem merecida a um cidadão que fiscaliza os recursos públicos”, diz.
O vice governador Jackson Barreto também compartilha da homenagem e destaca a interação entre o Tribunal de Contas da União e o de Sergipe. Ele salienta que há um entrosamento fundamental para que a avaliação de contas dos gestores possa ser feita de uma forma objetiva e sem limitações. “Eu tenho no ministro Benjamim Zymler uma referência dos nomes que compõem a corte de contas do nosso país”, avalia.
Colar do Mérito
Segundo o livro ‘Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, 40 anos de história’, do historiador Luiz Antonio Barreto, o Colar do Mérito Gumercindo Bessa foi criado através do Ato Deliberativo nº 311 em 1989 para agraciar personalidades, e, além disso, homenagear o jurista sergipano de renome nacional Gumercindo Bessa de Araújo. Autoridades sergipanas como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o ex-governador Albano Franco, o atual Marcelo Déda, a senadora Maria do Carmo Alves e o ministro aposentado do TCU, Ubiratan Aguiar.
O ministro
Benjamin Zymler é ministro do TCU desde 2011. Já publicou 18 livros como “O Tribunal de Contas da União – 20 anos após a Constituição Federal de 1988” e “Direito Administrativo e Controle”, participou de várias palestras, a exemplo de “A Melhoria dos Serviços Públicos como Objetivo Final do Sistema de Controle” e “Sustentabilidade e contas públicas”, e ministrou cursos em escolas de Magistratura, universidades e institutos.
Com informações do Tribunal de Contas de Sergipe e do Tribunal de Contas da União.
Fotos: Cleverton Ribeiro/ Ascom TCE (a principal e a segunda foto)
Fotos: Fernanda Araujo (terceira e quarta foto)


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção