MJ define investimentos para SE pela confiabilidade no repasse de dados
Cotidiano 09/11/2012 15h00 |O nível de confiabilidade referente aos dados repassados pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) para o Ministério da Justiça fez com que Sergipe seja um dos oito Estados selecionados pelo Governo Federal para um processo de habilitação de propostas a fim de aprimorar os sistemas de informações em segurança pública no país. As propostas devem ter valores entre R$ 600 mil e R$ 2,3 milhões e Sergipe estará enviando a sua proposta até a próxima semana, já que o prazo expira no próximo dia 15.
Além de Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Rondônia foram selecionados pelo índice de alimentação e pela consistência das informações que já passam ao Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal. Os demais estados terão prioridade na próxima vez que o processo for aberto.
Os sistemas de informação escolhidos pelos estados farão interface direta com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). O Sinesp está montando uma plataforma única para planejar ações de segurança pública. De acordo com o Ministério da Justiça, o Sinesp é um dos maiores legados para a política pública do país e esse edital é um importante passo para a implementação.
Cada estado selecionado poderá apresentar uma única proposta que contemple as metas previstas de forma articulada e integrada entre os órgãos de segurança. Será exigida uma contrapartida financeira dos Estados e do DF equivalente ao mínimo de 1% do valor global para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 2% (dois por cento) para as regiões Sul e Sudeste, do valor do repasse.
O processo de habilitação será realizado por meio do cadastro das propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na modalidade convênio. As propostas deverão ser apresentadas pelas Secretarias Estaduais e Distrital de Segurança Pública ou órgãos equivalentes. Os projetos serão desenvolvidos em parceria entre o governo federal e os governos estaduais e do DF com o objetivo de promover a organização e a qualificação das informações necessárias à elaboração de políticas públicas referentes à segurança pública.
Essas ações são apoiadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e foram instituídas pela Portaria nº 71, de 1º/11/2012, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte e foto: Secretaria de Segurança Pública/SE


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia