Motoristas e cobradores temem perder emprego em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Motoristas e cobradores temem perder emprego em Aracaju
Sindicato pede audiência ao prefeito e à Procuradoria do Trabalho
Cotidiano 20/02/2013 15h42 |


Por Fernanda Araujo

Do outro lado da moeda, os motoristas e cobradores do transporte público de Aracaju (SE) temem perder o emprego por conta dos 66 ônibus da empresa VCA apreendidos no sábado passado (16). Sendo 44 operando na capital e 22 em Salvador (BA), a apreensão dos veículos gerou grande preocupação aos trabalhadores.

Ontem a SMTT solicitou oficialmente o retorno de 42 ônibus retirados da frota para a próxima terça-feira (26), mas segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Município de Aracaju (Sintra), Miguel Belarmino, todos estão sem trabalhar e apreensivos aguardando novas determinações. “Cerca de 240 funcionários estão nervosos e à flor da pele porque podem perder o emprego. Se esses ônibus não retornarem da garagem até sexta-feira, eles estão sujeitos a não terem como trabalhar. Aí como ficam os funcionários?”, questiona.

Questionado sobre os problemas de segurança dos veículos, inclusive o princípio de incêndio em um ônibus da companhia VCA que ocorreu na tarde de ontem, entre as avenidas Coelho Campos e Pedro Calazans, Belarmino diz não ter conhecimento sobre o caso, mas afirma que alguns ônibus já deveriam estar fora de circulação conforme estabelece a Lei Municipal.

“A empresa não repôs novos ônibus e diz não ter condições porque alguns deles estão circulando no vermelho. Boa parte da frota de Aracaju já é antiga e aí acontece corrimão quebrado e escada quebrada. É a deficiência do transporte de Aracaju”, afirma.

Para tentar o retorno dos ônibus apreendidos e resolver outros problemas de segurança, a diretoria do sindicato encaminhou hoje (20) um ofício à Procuradoria Regional do Trabalho, solicitando uma audiência urgente, já que várias reuniões foram realizadas com a empresa VCA e a Setransp. O sindicalista acredita que esta audiência poderá acontecer amanhã.

O sindicato encaminhou também ofício ao prefeito João Alves Filho (DEM) no dia 30 de janeiro, com relação tanto aos problemas anteriores quanto à questão salarial dos trabalhadores. No entanto, segundo Belarmino, o prefeito não respondeu à solicitação.

Princípio de incêndio

Segundo informações de populares, o princípio de incêndio ocorreu na tarde de ontem (19) quando o veículo se encontrava parado no semáforo, entre as avenidas Coelho Campos e Pedro Calazans, em Aracaju. O ônibus não chegou a pegar fogo, mas apenas provocou grande fumaça e foi logo retirado do local. O motivo do incidente ainda não foi divulgado.

Matéria relacionada

SMTT exige que 42 ônibus da Empresa VCA voltem a circular

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
23/09/2025  18h24 Homem é preso em Aracaju com 30Kg de drogas prontas para a venda
Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  14h37 Idoso de 87 anos é indiciado por zoofilia em Aracaju após vídeo
Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado