Mototaxistas e motofretistas serão fiscalizados em março
Procura por cursos de especialização aumentou em autoescola Cotidiano 04/02/2013 15h57 |Por Sílvio Oliveira
Os mototaxistas e motofretistas que ainda não se enquadraram à Lei nº 12.009, que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais no país, têm até o dia 1º de março de 2013 para fazê-lo. Mesmo com a lei em vigor, a Companhia de Policiamento de Trânsito de Sergipe (CPtran) irá realizar blitzes educativas para a partir da data especificada passar a fiscalizar.
De acordo com o comandante da CPtran, capitão Fábio Machado, nesta segunda-feira (04), a companhia passará a fazer barreiras na capital e no interior, com o intuito de alertar os mototaxistas e motofretistas para a nova regulamentação. A primeira blitz acontecerá a partir das 18h, no bairro Industrial. Nesta terça-feira (05), acontecerá uma nova campanha no bairro Coroa do Meio, em frente ao Shopping Riomar.
A partir do dia 1º de março, a Companhia de Trânsito não mais tolerará e multará os condutores que não estiveram de acordo com a lei, a exemplo da exigência do Curso de Especialização em Mototaxista e Motofretista, estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, além de identificação da placa vermelha e dos itens de seguranças, como manda a lei.
Capitão Fábio Machado ainda alertou que desde agosto de 2012 que o Detran/SE autorizou duas autoescolas a realizarem o curso de especialização em Sergipe, bem como no Sest Senat. “Não tem porque dizer que não teve tempo. Desde o ano passado que três locais estão fazendo o curso aqui em Sergipe”, disse.
Ele explicou que a Lei entrou em vigor em 2011, e que o prazo para adequação já foi prorrogado por duas vezes, a fim de que os condutores tivessem mais tempo para realizar todas as mudanças e adequações.
Faixas reflexivas no capacete e no baú, protetor de motor mata-cachorro, instalação de aparador de linha de antena corta-pipa, dispositivo para transporte de cargas, além do registro do veículo na categoria de aluguel são alguns dos itens exigidos pela nova legislação.
Foto: Sílvio Oliveira


Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque

Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%

Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria