Movimento Não Pago fará nova manifestação em frente à Câmara Municipal | F5 News - Sergipe Atualizado

Movimento Não Pago fará nova manifestação em frente à Câmara Municipal
Cotidiano 20/02/2013 15h25 |


Por Sílvio Oliveira

O Movimento Não Pago e as demais organizações que lutam por um transporte público de qualidade irão fazer uma nova manifestação nesta quinta-feira (21), às 15h, em frente à Câmara Municipal de Aracaju. O manifesto terá o objetivo de pressionar os vereadores para que a Lei 1636/90, que determina que qualquer proposta de reajuste da tarifa de ônibus em Aracaju seja apreciado e aprovada pelo Poder Legislativo, seja observada.

Demétrio Varjão, um dos responsáveis pelo ato, informou que a Prefeitura de Aracaju não enviava o projeto de aumento para apreciação da CMA e concedia o amento da tarifa do ônibus, desobedecendo a Lei municipal. “Queremos pressionar os vereadores para que respeitem a Lei, porque sempre foi desrespeitada”, disse.

Varjão afirmou que a SMTT ainda não sinalizou sobre o pedido de aumento de 11% solicitado pelas empresas de transporte público. Por conta disso, o Movimento Não Pago quer sensibilizar os vereadores com antecedência para que quando o aumento for tornando público, que eles também possam debater no Legislativo.

Sem resposta

O representante do Movimento afirmou ainda que houve uma reunião na SMTT no dia 1º de fevereiro, quando ficou decidido que representantes da Superintendência, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e Cidadania, iriam responder um documento entregue contendo 10 itens, mas, até o momento, não recebeu nenhuma resposta.

Os 10 itens foram explicitados em uma carta entregue à SMTT e aos vereadores. São eles: congelamento da passagem e auditoria de custos e lucros; realização democrática da licitação do transporte público; reforma urgente de terminais; respeito à acessibilidade; aumento do número de ônibus, de linhas e transporte 24h; disponibilidade dos dados públicos da SMTT; fiscalização dos direitos trabalhistas dos rodoviários; criação de um espaço permanente de discussão; respeito à legislação; passe livre para desempregados e estudantes.

Foto: Sílvio Oliveira (arquivo)

Matéria relacionada

Tarifa de ônibus em Aracaju ainda não tem data para reajuste

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
23/09/2025  18h24 Homem é preso em Aracaju com 30Kg de drogas prontas para a venda
Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  14h37 Idoso de 87 anos é indiciado por zoofilia em Aracaju após vídeo
Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado