Movimento Não Pago fará nova manifestação em frente à Câmara Municipal
Cotidiano 20/02/2013 15h25 |Por Sílvio Oliveira
O Movimento Não Pago e as demais organizações que lutam por um transporte público de qualidade irão fazer uma nova manifestação nesta quinta-feira (21), às 15h, em frente à Câmara Municipal de Aracaju. O manifesto terá o objetivo de pressionar os vereadores para que a Lei 1636/90, que determina que qualquer proposta de reajuste da tarifa de ônibus em Aracaju seja apreciado e aprovada pelo Poder Legislativo, seja observada.
Demétrio Varjão, um dos responsáveis pelo ato, informou que a Prefeitura de Aracaju não enviava o projeto de aumento para apreciação da CMA e concedia o amento da tarifa do ônibus, desobedecendo a Lei municipal. “Queremos pressionar os vereadores para que respeitem a Lei, porque sempre foi desrespeitada”, disse.
Varjão afirmou que a SMTT ainda não sinalizou sobre o pedido de aumento de 11% solicitado pelas empresas de transporte público. Por conta disso, o Movimento Não Pago quer sensibilizar os vereadores com antecedência para que quando o aumento for tornando público, que eles também possam debater no Legislativo.
Sem resposta
O representante do Movimento afirmou ainda que houve uma reunião na SMTT no dia 1º de fevereiro, quando ficou decidido que representantes da Superintendência, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e Cidadania, iriam responder um documento entregue contendo 10 itens, mas, até o momento, não recebeu nenhuma resposta.
Os 10 itens foram explicitados em uma carta entregue à SMTT e aos vereadores. São eles: congelamento da passagem e auditoria de custos e lucros; realização democrática da licitação do transporte público; reforma urgente de terminais; respeito à acessibilidade; aumento do número de ônibus, de linhas e transporte 24h; disponibilidade dos dados públicos da SMTT; fiscalização dos direitos trabalhistas dos rodoviários; criação de um espaço permanente de discussão; respeito à legislação; passe livre para desempregados e estudantes.
Foto: Sílvio Oliveira (arquivo)
Matéria relacionada
Tarifa de ônibus em Aracaju ainda não tem data para reajuste


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção