Movimentos fazem ato contra exoneração de coordenadora da Oncologia
Cotidiano 11/03/2013 10h00 |Por Elisângela Valença
Na manhã de hoje, 11, movimentos sociais e pacientes se reuniram para uma manifestação na porta da Secretaria de Estado da Saúde. O ato é um protesto contra a exoneração, no dia 5 passado, da coordenadora da Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Rute Andrade.
“Somos contra toda e qualquer arbitrariedade, principalmente contra a mulher”, disse Mariane Batista, coordenadora do Fórum de Mulheres de Sergipe. A informação é que Rute foi exonerada por pressão de médicos que tiveram pontos cortados por não cumprirem a carga horária. “Ela vinha moralizando o serviço público e estes médicos se voltaram contra ela”, disse Mariane. “Infelizmente, a Secretaria só ouviu um lado”, lamentou.
As informações vieram à tona no final de fevereiro, quando a coordenadora da Oncologia foi chamada ao Conselho Estadual de Saúde para responder a diversas denúncias. Como publicado em matéria de F5 News (Coordenadora rebate denúncias contra Oncologia do Huse, abaixo), ela levou uma série de documentos para questionar a veracidade das denúncias. “Há uma orquestração para desmoralizar o serviço público (...) uma campanha para desestabilizar e, como nós enfrentamos, temos recebido alguns boicotes”, disse Rute na matéria publicada em 26/02/2013.
Segundo Mariane, o ato não é pela recolocação de Rute no cargo de coordenadora. ”A gente não acredita que isso aconteça, mas estamos fazendo esta luta para que não aconteça a outros”, disse Mariane.
A Secretaria de Estado da Saúde foi consultada, através da Assessoria de Comunicação, que enviou a seguinte nota:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que desde o último dia 04 de março, o cirurgião oncológico Carlos Anselmo de Lima assumiu a coordenação médica do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), atuando em parceria com a enfermeira Magali Correia Ribeiro, a nova coordenadora de enfermagem. A equipe conta, ainda, com o gerente administrativo Fabio Pinheiro, e o apoio da assistente social, Milena Vaccari. A portaria número 741 do Ministério da Saúde afirma que em todo centro de cirurgia oncológica ou de oncologia clínica, é preciso ter uma coordenação médica.
Carlos Anselmo é médico cirurgião oncologista e mastologista, com especialidade pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e pela Sociedade Brasileira de Mastologista. Ele também tem especialização em oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, mestre e pesquisador da área de câncer uterino e doutor em Tendências de incidências e mortalidade por Câncer. Ele atua no Huse desde 1991 e foi um dos fundadores do Centro de Oncologia.
A coordenadora de enfermagem, Magali Correia Ribeiro, por sua vez, é enfermeira de formação com passagem pelo Hospital do Câncer AC Camargo, de São Paulo, onde atuou por seis anos. Especializou-se em atendimento direcionado ao paciente oncológico crítico, na terapia intensiva e está há 5 anos no Huse.
A Secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva, explica que, somada a atuação da gestão, a nova equipe gestora que vai atuar por 90 dias prorrogável por mais 90 dias, vem para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da área de oncologia em Sergipe.
“Acredito nesta equipe e no potencial da direção e dos profissionais que abraçam esta causa com muita dedicação, empenho e compromisso. Mudanças são aceitáveis e bem vindas. Estamos juntos pensando em oferecer um atendimento igualitário, humano, técnico e de resultados aqueles pacientes que precisam do nosso apoio. Queremos que o Centro de Oncologia seja cada vez mais uma referência”, pontua.”
Matérias relacionadas:
Coordenadora rebate denúncias contra Oncologia do Huse
Coordenadora da Oncologia do Huse é exonerada
Oposição e situação indignadas com a exoneração da enfermeira Rute


Audiências buscam soluções para higiene, ordenamento urbano e preservação ambiental

Imagens mostram momento em que o carro passa desgovernado e derruba placa perto do trabalhador

O suspeito havia descumprido medida protetiva

A Yalorixá Mãe Jacira do Ogum mantém essa tradição há mais de 50 anos

Temperaturas variam entre 24°C e 29°C na capital sergipana