MPSE ajuíza sentença contra município de Aracaju para controle de animais | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
MPSE ajuíza sentença contra município de Aracaju para controle de animais
O pedido foi feito por meio da 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão
Cotidiano | Por F5 News 13/09/2023 12h50 |


O Ministério Público de Sergipe (MPSE) moveu um pedido de cumprimento de sentença contra o município de Aracaju, para efetivar o Programa Municipal de Controle de Animais e outras medidas. Segundo o órgão, o objetivo é aumentar o controle de zoonoses, criação, guarda e tratamento dos animais em situação de rua. 

Em 2018, o Poder Judiciário considerou a ação civil movida pelo MPSE e o trânsito em julgado ocorreu em setembro de 2020, determinando que o município de Aracaju e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) colocassem o programa em prática. Porém, segundo o órgão, apenas algumas questões dos pedidos foram atendidas. 

O Ministério Público afirma que, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Aracaju instituiu o Programa Aju Animal, para garantir proteção e cuidados básicos a cães e gatos em clínicas especializadas em medicina veterinária, por meio do cadastro na plataforma AjuInteligente. Mas, ressalva, não há contemplação de todos os pedidos da sentença. 

A 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão  protocolou o cumprimento de sentença solicitando, além da execução do programa, a execução de projeto de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); construção de um local legalmente apropriado e licenciado pelo órgão ambiental (Centro de Acolhida e Tratamento de Animais Errantes) para triagem, identificação, tratamento, esterilização e recuperação de animais doentes, feridos, maltratados, errantes, pelo tempo necessário à sua adoção; e um Centro Permanente de Doação de Animais; ampliação das campanhas de adoção de animais, vacinação, esterilização gratuita como método de controle populacional; entre outras medidas.

A decisão determina a realização de eutanásia, quando necessária, de acordo com as legislações, com a devida destinação dos corpos dos animais eutanasiados e daqueles mortos naturalmente nas vias públicas do município.

O F5 News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aracaju, mas até o fechamento da matéria não teve retorno. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Senado
08/10/2025  17h53 Laércio defende atualização do Simples Nacional e apoio a pequenos negócios
 TV Atalaia/Youtube
08/10/2025  17h53 300 pés de maconha são apreendidos em estufa de Nossa Senhora do Socorro
Polícia Cívil/Reprodução
08/10/2025  17h34 Dois homens morrem em confronto com a Polícia Civil em Itabaiana
Mario Sousa
08/10/2025  17h03 Sergipe realiza primeira captação de órgãos no interior do estado
SSP/SE
08/10/2025  16h57 PM apreende arma de fogo e entorpecentes no Parque São José, em Socorro

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado