Mudança de nomenclatura de pontos da capital não animou população
Muitos entendem a medida como irrelevante Cotidiano 07/12/2012 17h30 |Por Sílvio Oliveira
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (6), a indicação do vereador Emerson Ferreira (PT) que corrige a nomenclatura de cinco pontos de Aracaju. O bairro Jabotiana passará a ser Jabutiana, que vem de jabuti. A orla de Atalaia será orla da Atalaia. O composto Beira Mar ganhará hífen e será grafado Beira-mar. O D.I.A perderá os pontos de abreviação passando a ser DIA. O bairro Aruana será chamado daqui por diante de Aruanda, palavra indígena que significa místico, paraíso.
A solicitação foi feita pela professora Wilma Ramos, que luta pela mudança há mais de 18 anos. “A indicação apenas corrige a ortografia, que passa a ser escrita de maneira correta”, afirma.
Para o estudante de Geografia Hewton Teles é uma falta do que fazer, já que a mudança de nomenclatura não acarretará em nada mais relevante para a população. “A população já conhece do jeito que está”, avaliou.
A fonoaudióloga Neuza Sales parabenizou os responsáveis pela mudança e disse que se faz necessário preservar e dominar a língua portuguesa corretamente. “Quando cheguei à Aracaju, em 1980, as ruas e avenidas não tinham nome. Depois colocaram os nomes pré-existentes. Agora estamos na fase de aprender a utilizar o nome certo para melhor comunicação no trânsito e locomoção dos pedestres. Para frente é que se anda”, afirmou.
Marcos Silva, gerente de vendas, acredita que toda mudança é bem-vinda, principalmente para consertar alguns nomes escritos de forma errada.
A gerente comercial Alzira Lima de Jesus disse ser moradora do bairro Jabutiana e que, com a mudança da grafia, não acrescentará nada. “Não sei o que muda, pois o que vale é como o povo diz e conhece. Sempre conheci como Jabotiana, mas se é para corrigir, que corrija. Não mudará muita coisa”, disse.


Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos

Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina