Mulheres rurais se preparam para participar de concurso | F5 News - Sergipe Atualizado

Mulheres rurais se preparam para participar de concurso
Cotidiano 15/01/2013 16h12 |


Continuam abertas até o dia 1º de fevereiro as inscrições para o concurso Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Governo Federal. Esse é um concurso onde concorrerão experiências de grupos e organizações produtivas constituídos por mulheres rurais do campo e da floresta, que estejam contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

 Em Sergipe, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vem divulgando o edital nas comunidades onde presta assistência técnica e extensão rural, mantendo uma agenda de reuniões, sobretudo, nos municípios de Aquidabã, Nossa Senhora de Lourdes, Ribeiropólis, Pirambú, Monte Alegre de Sergipe e Canindé do São Francisco, onde as experiências produtivas merecem destaques, com grandes possibilidades de disputar ao concurso em nível nacional, o qual vai selecionar as trinta melhores experiências cuja premiação será a entrega de troféus pela participação, sendo que, desse universo, os dez primeiros receberão um prêmio de 20 mil reais cada um. 

 Os encontros ocorreram nos dias 09, 10 e 16 deste mês com a participação de assessores técnicos estaduais, equipes locais da Emdagro que acompanham os grupos produtivos no campo além das mulheres trabalhadoras rurais para quem de forma especial, o edital é dirigido. O concurso também é uma forma de reconhecimento e valorização de homens e mulheres do campo que, com suas pequenas organizações produtivas, são responsáveis por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira destacando, nesse contexto, a presença forte e decisiva das mulheres rurais no Estado.

Além da produção de alimentos, esses grupos de Sergipe mostrarão seus talentos na área da produção artesanal, através da confecção de flores, chapéus, cosméticos utilizando espécies da caatinga, licores, doces, bordados entre outros. Esses são os nossos valorosos homens e mulheres do campo de Sergipe que buscam com o seu saber, sua vontade de fazer o melhor, construir coletivamente em suas pequenas organizações produtivas um Brasil sustentável, destacou a Articuladora de Metodologias Participativas da Emdagro, Abeaci dos Santos.

Segundo a articuladora, os principais aspectos a serem julgados no processo seletivos serão: a capacidade de produzir de forma sustentável, capacidade de gerar renda para as mulheres produtoras, contribuição do grupo à economia local e o grau de articulação com o mercado local, forma de organização interna do grupo e participação nas decisões além das formas de relacionar o trabalho que gera renda com o trabalho doméstico. Cada um desses aspectos vale 20 pontos, disse ela.

No Brasil, o Ministério do Trabalho já possuem cadastrados cerca de 9.400 grupos produtivos no meio rural, sendo que destes 774 participam grupos exclusivamente de mulheres. A entrega dos prêmios será efetuada em Brasília, no dia 8 de março, data alusiva ao dia internacional da mulher.

Fonte e Foto: Assessoria de comunicação da Emdagro

Mais Notícias de Cotidiano
MPSE/Reprodução
22/09/2025  16h33 MPSE abre concurso público com 28 vagas e cadastro de reserva
Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas
Dani Santos
22/09/2025  16h20 São Cristóvão abre inscrições para 288 moradias populares no Piranji
Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda
Pixabay/Ilustrativa
22/09/2025  15h51 Shopping oferece casquinha grátis no Dia Nacional do Sorvete em Aracaju
Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping
Reprodução/SSP
22/09/2025  15h40 Mulher é presa ao tentar levar drogas de Sergipe para Alagoas
Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante
Redes Sociais/Reprodução
22/09/2025  15h19 Influenciadora sergipana é criticada ao tratar peixe ameaçado de extinção
Merianne Silva gravou vídeo tratando um mero, espécie cuja pesca é proibida no Brasil desde 2002

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado