No Dia Mundial do Meio Ambiente, teatro em prol da educação ambiental
Caatinga é o tema central de todas as comemorações Cotidiano 05/06/2012 22h00 |Por Sílvio Oliveira
"As Sujeiras de Dona Lixo no Planeta Terra" foi o título da peça encenada pelo grupo Raízes, na tarde desta terça-feira, 05, entre os calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa, no Centro de Aracaju (SE), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O teatro foi a forma encontrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para chamar atenção da população de que Sergipe é um estado pequeno, mas que merece uma atenção especial por conter ricas fauna e flora, a exemplo do bioma de caatinga, tema das comemorações deste ano.
O grupo Raízes mostrou a importância do recolhimento e da destinação correta do lixo, defendendo inclusive que quem suja deve ser punido. Além do teatro, fotografias da fauna e da flora da mata atlântica e da caatinga sergipanas, expostas em painéis, chamaram atenção em meio ao corre-corre dos transeuntes nos calçadões.
“Queremos socializar a ideia de que, apesar de o Estado de Sergipe ser pequeno, há uma diversidade que merece uma atenção. Temos uma grande biodiversidade e aqui ainda há áreas que disponibilizam grandes serviços ambientais”, destacou Valdineide Santana (foto ao lado), superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh.
Segundo ela, são dias como o do Meio Ambiente que agregam todas as atenções e nada melhor que mostrar à sociedade que a conservação ambiental é obrigação de todos. “Só lembramos quando começa a faltar. Lembramos do solo quando ele desertifica, da amenização das temperaturas, das árvores nas cidades quando está quente. Há o macaco Guigó em Sergipe que pouco se tem sobre ele, mas já está na lista de animais ameaçados do Brasil”, ressalta.
Lançamentos virtuais
Dentro da programação que iniciou nesta segunda-feira (04), também houve lançamentos virtu
ais da Carta Consulta para Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental, do Mapa Digital do Manguezal de Sergipe, do Atlas Digital de Recursos Hídricos e o do lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos.Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o vasto programa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade de mostrar à população as ações e serviços realizados pelo Governo do Estado na área ambiental, tendo como referência a Unidade de Conservação Monumento Natural Grota do Angico, criada pelo governo para preservar o bioma caatinga, e a Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, criada para preservar a Mata Atlântica, e cumprir importantes funções ecológicas, científicas, econômicas e sociais. "Comemorar o Dia do Meio Ambiente é também uma forma de engajar a população em atividades de conscientização ambiental", resume.
Fotos: Sílvio Oliveira


Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju

Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) após desprendimento do veículo durante guincho; não houve feridos, apenas danos materiais

Formulário online do projeto Sergipe Participativo ficará disponível até novembro para colher percepções sobre economia, sociedade e cultura nos municípios

Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado

Bebê nasceu prematuro, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Maranhão