Nossa Senhora das Dores será a primeira Cidade Inteligente de Sergipe
Projeto pioneiro, em parceria com a Desenvolve-SE, prevê iluminação moderna, energia solar e soluções tecnológicas para mais eficiência e qualidade de vida Cotidiano | Por F5 News 02/10/2025 13h58 |A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e a Prefeitura de Nossa Senhora das Dores formalizaram, nesta última quarta-feira (1º), um contrato para a estruturação da primeira Cidade Inteligente do estado. O projeto prevê a modernização da iluminação pública, a instalação de usinas de energia solar e a implantação de soluções tecnológicas baseadas na Internet das Coisas (IoT).
Segundo a Desenvolve-SE, o investimento estimado varia entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. O modelo adotado estabelece que a empresa vencedora da licitação será responsável pela implantação e manutenção da estrutura.
De acordo com o cronograma, a primeira etapa consiste na elaboração de um plano de trabalho com metas e estruturação inicial. Em seguida, será realizada a coleta e validação de dados relacionados à iluminação, uso de internet, consumo de energia, além de aspectos econômicos e regulatórios.
Posteriormente, será desenvolvido um estudo de viabilidade técnica, econômica e jurídica. A partir dele, serão elaborados os documentos necessários para o processo de licitação, que poderá passar por consulta e audiência pública. Após essa fase, será realizado o processo licitatório e, por fim, a assinatura do contrato com a empresa responsável, dando início à implementação do projeto.





