O que esperar do futuro dos filhos?
Mães contam seus sonhos e ensinamentos Cotidiano 13/05/2012 07h00 |Por Adriana Meneses
Na era da informação, as novas gerações vêm sendo bombardeadas de modismos e transformações culturais. As novas maneiras de pensar e agir fundamentadas na rebeldia e aversão aos valores familiares é fator preocupante, e que acaba influenciando na vida de crianças e jovens. Com tantas mudanças, o que será que as mães esperam para o futuro dos seus filhos? Será que uma nova sociedade melhor está por vir? Em homenagem ao Dia das Mães, F5 News conversou sobre o assunto com algumas delas. Confira.
“Eu quero que acima de tudo que meus filhos sejam pessoas humanas”. Esse é o principal desejo da jornalista Eliane Cardoso (foto), mãe de Gabriel, 6, e Ana Beatriz, 2 anos. Para ela, a boa educação é a base do futuro de uma criança, em todos os segmentos da vida. “Meus pais pouco estudaram, mas por outro lado eles me ensinaram a ser uma pessoa esforçada, que dá valor às pequenas coisas, a importância de ser uma pessoa honesta, amiga e que tenha humildade. Gostaria muito que meus filhos pudessem também dar importância a esses valores”, disse.
Eliane espera ainda que os filhos possam contribuir desde já com a preservação do meio ambiente. “Procuro ensinar que é importante cuidarmos da natureza, preservando desde a plantinha que temos em nossa casa até uma árvore. Procuro ensinar a gostar de animais, eu, por exemplo, morei toda a minha infância na zona rural, e tenho doces lembranças dessa época. Ensino a importância de se preservar desde já, não jogando papel na rua, não desperdiçando água”, sali
entou.
Já a mãe do pequeno Arthur, 5 anos, a funcionária pública Jordana Vilar (foto ao lado) acredita que, além da educação, a relação de confiança entre mãe e filho é um fator que contribui bastante no futuro de uma criança. “Desde já procuro dar bons exemplos para ele e manter uma relação forte de amizade e confiança, coisa que atualmente é tão difícil de ser vista, pois o que presenciamos é muita discórdia entre pais e filhos. Minha relação com Arthur é muito linda e acredito que a cada dia será melhor ainda e, com certeza, ele será um homem de bem”.
Um mundo sem violência e com pessoas mais conscientes de seu papel na sociedade. É o futuro que sonha a jovem assistente social Aline Ferreira (ao lado), para sua filha Renata, de 9 anos. Para ela, a sociedade hoje é muito egoísta. “Ensino para minha filha que devemos ajudar o próximo e pensar no bem coletivo. Se todos tomarem isso como exemplo, com certeza vamos ter uma sociedade livre de tanta violência, tanto desmatamento e tragédias. Espero que Renata se conscientize do seu papel de cidadã e que possa fazer um mundo melhor para ela e para todos”, explicou.
“Espero que minha filha tenha amor pelo conhecimento”. Desejo da também jornalista Priscila Viana (foto ao lado), mãe de Maria Joana, de apenas 1 ano de idade. Como profissional da comunicação ela acredita que através do conhecimento sua filha poderá construir um mundo melhor e ideal para se viver. “Quero que ela tenha acesso à informação, a uma educação de qualidade Quero que ela tenha serenidade e inteligência pra buscar, que nunca aceite imposições e opressões de forma gratuita. Quero que ela seja uma mulher independente, questionadora e autônoma, e que batalhe pelo que ela quer, que seja determinada e, tendo conhecimento e uma boa educação, já é um bom passo.Não quero que ela foque a vida em ser rica ou em acumular bens materiais, mas que busque fazer aquilo que a realize, que a faça se sentir bem, sem machucar os outros. Agindo assim ela terá o grande futuro que sonho para ela”, observou.


Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju

Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário

Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo

Procuração digital oferece mais comodidade e contribui para modernização e eficiência do serviço público

Abastecimento de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros começa a ser retomado e deve estar normalizado até segunda-feira (15)