Obra de construção de um canal provoca rachaduras no Nova Liberdade
Moradores temem desabamento das residências Cotidiano 05/02/2013 20h30 |Por Sílvio Oliveira
Os transtornos com as obras de pavimentação de ruas e construção do canal da Avenida 4, no loteamento Nova Liberdade, bairro Olaria, em Aracaju, são transitórios. As benfeitorias ficam. Mas, ao menos três moradores visitados pela equipe de F5 News estão preocupados com o aparecimento de rachaduras nas paredes e risco de desabamento das moradias. Eles afirmam que as rachaduras apareceram há mais de dois meses, quando um trator-esteira começou a depositar material na obra.
Em uma das casas, as rachaduras aparecem tanto no pavimento térreo, quanto no primeiro andar. Na sala, chegam a cortar a parede de cima abaixo. “Apareceu faz mais ou menos dois meses, quando começou a passar uma máquina grande. Estamos com medo de desabamento”, disse Izabela Rodrigues (foto abaixo), mostrando o lamaçal que fica dentro da sala por conta de uma das rachaduras.
O conselheiro da Associação de Moradores do Nova Liberdade, Serafim Santos Fontes (foto no final da matéria, à direita), afirmou saber das rachaduras e que o quadro começou a preocupar quando iniciou o trabalho de um trator-esteira, já que as casas localizadas na avenida são de alvenaria simples. “São máquinas grandes que passam por perto de casas simples. Sabemos que o serviço vale a pena, mas tem casas com rachaduras e ninguém da empresa diz nada”, relatou.
Na casa de Adilson dos Santos, as rachaduras começam logo na entrada da casa.
A Defesa Civil ainda não foi comunicada, com o intuito de se fazer uma análise dos riscos. Os moradores disseram que técnicos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) já fotografaram as residências, mas não deram nenhuma resposta sobre o problema.
Canteiro de obra
As obras do loteamento Nova Liberdade fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e estão orçadas em mais de R$ 18 milhões. Será construído um canal, pavimentadas mais de 32 ruas e travessas, além de outras obras estruturantes.
A empresa responsável é a Heca Construtora, que montou um canteiro de obras em uma das ruas e trabalha desde maio de 2012, com perspectiva de entrega em maio de 2015.
Um técnico da empresa Heca Construtora, que não quis ser identificado, mas estava a trabalho no local, falou ao telefone celular e informou a F5News que a empresa conhece o problema e que irá enviar mão-de-obra, a fim de que sejam feitas vistorias para seu dimensionamento (foto abaixo - centro).
Por telefone, o coordenador administrativo da empresa, de prénome Jairo, sugeriu que os moradores afetados pelas rachaduras procurem a Prefeitura Municipal de Aracaju, para que possa avaliar tecnicamente o que está acontecendo.
Fotos: Silvio Oliveira


Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque

Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%

Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria