Oferendas e presentes para Iemanjá no bairro Industrial
Alfazema, flores, espumante e afoxé para celebrar a “Rainha das Águas” Cotidiano 02/02/2012 18h49 |Por Sílvio Oliveira
Flores, água de cheiro, espumante e muito afoxé. Esses foram os encantos que os devotos de Iemanjá utilizaram para saudar o dia da “Mãe das Águas”, 2 de fevereiro, no bairro Industrial, em Aracaju. Acompanhado de um trio elétrico, o cortejo partiu da Associação Luz do Oriente e percorreu as ruas do bairro, mostrando que a diversidade religiosa é bem-vinda .
O filho de santo caracterizado pelas vestes de Iemanjá conduziu o cortejo. O filho de Iemanjá, Exu, veio logo atrás com todos os integrantes do terreiro de Mãe Tassytaoo. “Exu é filha de Iemanjá . Nasci, me criei no candomblé e fico feliz por este dia fazer parte da celebração de minha religião, da minha vida”, destacou Vitória Arrumpenã, filha de Iemanjá.
Ao passar pelas ruas, o cortejo foi saudado por moradores do bairro, que retribuiu na batida do adijá e no cheiro da alfazema. Os candomblecistas rodopiaram as vestes brancas e azuis ao sentirem a alegria dos cânticos afro do Afoxé Yaorí, numa unissonidade entre cor, cheiro e som.
Um dos postos mais altos do cortejo foi ocupado por Mariana Batista, a Iajujbona, que conduziu o barco de oferendas e presentes para a “Rainha do Mar”. “É uma emoção conduzir o barco. Perfumes, flores, oferendas, presentes. Ela é a mãe de todos nós”, afirmou emocionada.
A procissão percorreu as avenidas Corinto Leite, Fortaleza, Confiança, até chegar a orlinha do bairro Industrial, onde foi saudada com fogos . Os candomblecistas lavaram o bar Iemanjá com água de cheiro e abriram os caminhos para os sergipanos, entregando ao rio Sergipe o barco com oferendas e presentes. “É o quarto ano que celebramos Iemanjá. Ela que é mãe de todas as cabeças. A gente tem a boa vontade de fazer cada vez melhor e enriquecer nossa cultura. Espero que as autoridades acordem para este dia e esta festa”, destacou Rita de Cássia, Mãe Tassytaoo.


Whindersson Nunes rebateu mencionou apoio que deu à carreira da ex-esposa no início

Entidade destaca necessidade de políticas públicas para garantir dignidade e assistência no sistema prisional de Sergipe

Animal estava sem comida, água e proteção; após atendimento veterinário, segue disponível para adoção

Cepa XFG, ligada à Ômicron, foi identificada em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro; especialistas reforçam importância da vacinação

Evento gratuito terá desfile de pets, sorteios, adoção responsável e espaço interativo para tutores e cães