Pacientes denunciam falta de médicos no Hospital Nestor Piva
Queixas incluem má qualidade do atendimento pelos funcionários Cotidiano 28/02/2013 11h45 |Por Fernanda Araujo
Pessoas passando mal, com ferimentos e outras chorando por sentir dores. Esta foi a primeira visão no período da manhã desta quinta-feira (28) na urgência do Hospital Nestor Piva, localizado no bairro Siqueira Campos, em Aracaju (SE).
Após longa espera de um atendimento, alguns pacientes já estavam revoltados com a situação. Segundo Elusiene dos Santos, a justificativa para a demora foi a falta de clínicos gerais, informação passada do hospital aos pacientes. “São quatro clínicos gerais e não tem nenhum. Estou esperando aqui de 15 a 20 minutos na urgência. Quem vem para a urgência, vem porque está com algum problema que deve ser resolvido com urgência. Estamos num pronto socorro ou num posto de saúde?”, questiona, irritada.
Durante uma parte da manhã pacientes se acumulavam na fila esperando serem atendidos. De acordo com Elusiene e outros pacientes, a falta de médicos na unidade é constante. “Sempre que a gente vem é essa dificuldade, o que deixa a gente constrangida é que, se tem quatro clínicos gerais, por que quase 50 pessoas aí esperando? Quer dizer, pronto socorro é troca de plantão, não é esperar o médico quando ele quiser vir atender. Não tem nem justificativa”, disse Elusiene.
Jorge Valdison Pereira (foto ao lado) reclama que o atendimento clínico é reduzido para apenas dez pessoas por turno e quando se procura outro médico não tem. Além disso, ele diz que há discriminação e falta de respeito no momento do atendimento por parte dos funcionários da unidade. “Quando chegamos ao balcão de atendimento somos recebidos com piada, cara feia e maus tratos; somos praticamente discriminados pelos contratados para trabalhar no Município. O povo está pagando imposto à toa para ter direito à saúde, pagar salário de médico, enfermeiro etc. Eu quero saber o que os órgãos estaduais e municipais estão fazendo com os nossos impostos”, critica.
Jonas de Jesus Ramos, pai da paciente Taís Regina, também se mostrava inconformado. Ela havia sido atropelada por uma bicicleta neste mês e teve o braço engessado por conta dos ferimentos. No entanto, no dia marcado para retirar o gesso não havia médico. “O médico que a atendeu anteriormente já tinha ido embora por volta de 9h30. Retornamos hoje e me disseram que outro médico seria informado da situação para resolver, senão, somente o primeiro que atendeu minha filha poderia retirá-lo”. O paciente diz não suportar mais a situação, visto que já passou do tempo do gesso ser retirado.
Sem Raio X
Na unidade o problema não para por aí, segundo Márcia Regina, mãe de um paciente, outra informação passada é que os Raio X não está funcionando. Seu filho, Lucas Mateus (foto ao lado), foi atendido depois de uma hora de espera, após ter sofrido um atropelamento na avenida Maranhão. O carro atingiu sua perna, que ficou bastante machucada, porém, segundo a mãe, o Raio X não foi utilizado. “Disseram que não tem Raio X, e só passaram uma injeção e um medicamento pra quando ele sentir dor. Agora estamos voltando pra casa”, disse ela.
Os demais pacientes começaram a ser atendidos quase às 9h, assim como Taís Regina, a filha de Jonas de Jesus Ramos, logo após a entrevista.
Contraponto
A Secretaria Municipal de Saúde foi consultada e, segundo a assessora de Comunicação Cristina Rochadel, não houve falta de clínicos gerais, mas sim de atendimento ortopédico. “Não foi falta de médico. Entrei em contato com a nossa gerente e com o secretário adjunto Dr. Petrônio, tanto Elusiene dos Santos quanto Jorge Valdison Pereira estavam em busca de ortopedista, sem relação alguma com clínicos gerais”.
De acordo com ela, o atendimento ortopédico e o Raio X em Lucas Mateus não foram realizados, justamente, por estar em falta a película do Raio X ou placa de registro de imagens, necessária para a realização do exame. “Mas a Secretaria não vai ficar de braços cruzados, a secretária Goretti Reis e Dr. Petrônio estarão reunidos hoje com a equipe do Nestor Piva para verificar as pendências, e viabilizando o atendimento para que a situação possa ser resolvida o mais rápido possível”, colocou.
Atualizado para acréscimo de informações da Secretaria Municipal de Saúde


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